A Prefeitura de Rio Branco realiza palestra em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

(Foto:Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal e Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta sexta-feira (9), uma palestra com o tema ‘Prevenção ao Suicídio’, para os servidores da Rede de Assistência e Direitos Humanos.

O momento teve como direcionamento o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e reforçado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O evento representa um compromisso global para chamar atenção da prevenção.

Além de conscientização, a palestra também é um preparo para os assistentes que trabalham diretamente  com atendimento direcional junto a comunidade, mantendo-os cientes em formas de detectar sintomas, para que possa haver atendimento e acompanhamento com antecedência.

É o que explica a palestrante e psicóloga da gestão do trabalho da SASDH, Maria da Conceição, ao dizer que, “a nossa preocupação é para que os profissionais nas unidades, tenham um olhar apurado em relação ao sofrimento psíquico e possam estar contribuindo com as suas escutas na identificação de pessoas que estejam em sofrimento”.

Entre as redes de apoio, O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e de prevenção, atendendo de forma gratuita, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, com atendimento 24 horas.