Prefeitura de Rio Branco realiza o terceiro mutirão de vacinação noturno na Praça da Revolução

Mutirão noturno de vacinação será realizado na Praça da Revolução (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semsa), realizará a partir desta quinta-feira (26), das 18h às 22h, o terceiro mutirão noturno de vacinação, na Praça da Revolução.

A ação visa aumentar a meta de vacinação mínima estipulada pelo Ministério da Saúde de 95% de imunização do público-alvo que são crianças menores de cinco anos de idade contra a Poliomielite e Multivacinação de crianças a adolescentes.

 Sobre a pólio

A poliomielite, também chamada de “paralisia infantil”, é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.

O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.

O Brasil está livre da poliomielite desde 1990, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, o país recebeu a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O mutirão que a prefeitura de Rio Branco irá realizar se estenderá até o domingo, (28), e além da pólio também haverá doses de vacina contra a covid-19, a influenza e outras vacinas que compõem a carteira vacinal de crianças e adolescentes de 0 a 15 anos.