Oficina de Desenvolvimento Econômico local proporciona novo olhar para a gestão municipal

Gilberto Socoloski: “Rio Branco tem riquezas enormes que precisam ser trabalhadas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Planejamento, realizou de 22 a 24 de agosto o I Fórum Municipal de Planejamento, que objetiva reconhecer potencialidades e desenvolver estratégias e metas de avanço sustentável para a economia da capital.

“Essa oficina potencializa, traz uma visão muito clara aos secretários e diretores como deve funcionar o planejamento e como a prefeitura e a secretaria de planejamento vai conduzir as ações que estão voltadas para o desenvolvimento econômico local”, informou a secretária da Seplan, Neiva Tessinari.

Voltada para secretários, diretores de planejamento e de gestão, a oficina “DEL” de acordo com os participantes, está contribuindo para um novo olhar sobre as potencialidades que o município possui e que pode explorar.

“Rio Branco tem riquezas enormes, ícones maravilhosos, obviamente um conjunto de demandas que precisam ser trabalhadas, mas que existe um conjunto de elementos favoráveis que permitem em torno deles gerar trabalho, emprego, renda e riqueza para o município”, enfatizou o consultor do Sebrae Gilberto Socoloski.

O chefe do Gabinete Militar da prefeitura, cel Ezequiel Bino disse o que achou da oficina. “Extremamente proveitoso esse fórum, porque mesmo vivendo aqui, a gente não percebe, às vezes, as riquezas que nós temos”.

“A gente está tendo a oportunidade de conhecer o trabalho de outros colegas e estamos alinhando o que o município está pensando para o futuro, até 2030. Eu tenho 13 anos, 14 anos de prefeitura de Rio Branco. Eu nunca passei, como servidor, por uma experiência dessa”, esclareceu o auditor fiscal de Tributos Rogério Gonçalves.

O evento foi realizado em parceria com o Sebrae, que tem o intuito de criar um ambiente favorável para a economia da capital. O Fórum, além de mobilizar o poder público, também convida a população para participar do planejamento municipal para os próximos anos, tratando de assuntos relevantes e de total interesse público.

“É um momento importante para a sociedade apoderar-se de todo esse processo e a gente precisa é realmente fazer o desenvolvimento do nosso município”, concluiu a gerente da Unidade de Desenvolvimento do Ambiente de Negócios, Miriam do Carmo.