Prefeitura de Rio Branco e Rotary Club discutem parcerias para alcançar maior cobertura vacinal na capital

Prefeitura e Rotary discutem parceria para a imunização de crianças em Rio Branco  Foto: (Evandro Derze/Assecom)

A cobertura vacinal está em baixa em todo o país. Visando melhorar os índices de imunização, uma reunião entre a Prefeitura de Rio Branco e o Rotary Club, ocorreu na tarde dessa segunda-feira (22), no gabinete do secretário municipal da Casa Civil, Valtim José, com a presença da secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, com o objetivo de fazer parceria para o melhorar as coberturas vacinais na capital acreana.

Uma das preocupações do município, por exemplo, é a baixa procura pela vacina contra a poliomielite, durante as campanhas, nos postos e centros de saúde de Rio Branco. A campanha ocorre em todo o país e não vem alcançando o número esperado de crianças vacinadas. O Brasil é considerado oficialmente livre da doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1994, mas o que tem assustado as autoridades em saúde é que desde 2015 o país não atinge a meta estabelecida de 95% do público-alvo vacinado.

O curador do Rotary Club, Marcelo Haick, falou sobre essa parceria.

“A nossa ideia é tentar desenvolver um trabalho em conjunto. A gente sabe das grandes dificuldades, que é um problema complexo, mas eu acho que, se a gente conseguir somar forças, a gente vai ter sucesso”, destacou.

A secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade, enfatizou a importância dessa parceria.

“Eu tenho certeza que a Prefeitura de Rio Branco, só tem a ganhar com essa parceria do Rotary e nós estamos aqui já abertos pra esse momento onde nós vamos executar, direto, junto a comunidade que é o nosso objetivo”, explicou Sheila Andrade.

“Para nós é motivo de muita honra receber os nossos amigos Rotarianos pra somar. Isso vai garantir que alcancemos os nossos objetivos que é imunizar a maior quantidade de crianças possíveis para que sejam saudáveis”, ressaltou o secretário Valtim José.