Prefeitura de Rio Branco já alcançou a primeira etapa de rematrículas do selo Unicef edição 21/24

Uma das equipes da Busca Ativa Escolar (Foto: Arquivo)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com a maior meta de todos os municípios do Acre já conseguiu atingir com antecedência a primeira meta de rematrículas para a primeira medição que será aferida somente em 31/03/2023 do selo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) edição 21/24 da Busca Ativa Escolar.

Segundo a coordenadora da Busca Ativa Municipal, professora Neyvanara Ferreira, este é resultado de um intenso trabalho que demonstra a dedicação ao enfrentamento da exclusão escolar realizado pelas equipes gestoras e professores das instituições educativas da rede. “Tudo feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além dos membros do Comitê Gestor Intersetorial do município”.

Para 2024 o Unicef ainda estabelecerá uma nova meta de rematrículas para o município cumprir como requisito de certificação do Selo edição 2021/2024.

“Mas o trabalho não pode parar! Que façamos da Busca Ativa Escolar um processo contínuo para assegurar o direito à educação para cada menina e menino’, disse Neyvanara.

A Busca Ativa Escolar foi desenvolvida pelo Unicef, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A Busca Ativa Escolar tem como objetivo mapear e identificar as causas de exclusão escolar e criar subsídio, a partir dos dados gerados, para o desenvolvimento de políticas de inclusão escolar e a implementação de estratégias de rematrículas. Na plataforma digital cada criança é acompanhada pelo período de um ano.