Prefeitura de Rio Branco lança projeto de limpeza nos córregos da cidade

30 córregos serão limpos e sua mata ciliar recuperada (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), lançou na manhã desta segunda-feira (15), no Alto Alegre, o projeto de limpeza de 30 córregos localizados nas 10 regionais da cidade, nos pontos mais críticos e de difícil acesso.

O prefeito Tião Bocalom esteve presente ao lançamento do projeto que faz parte do programa “Acelera Rio Branco”.

“Esse processo é fundamental para nos prepararmos para o inverno, para não termos tanto problema de enchente como acontece sempre. Os rios obstruídos, evidentemente entram na casa das pessoas. Então nós estamos preocupados com o próximo inverno, por isso está sendo realizado esse trabalho”, enfatizou.

A ação tem o objetivo de levar serviços de infraestrutura e melhorar a qualidade de vida para população. É o que explica o secretário Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), Joabe Lira.

“Essa é uma ação importante das várias que temos lançado, principalmente nesse período de verão. Agora mais essa grande ação de limpeza dos córregos que é muito importante para a sociedade”, disse.

Prefeito Bocalom: “Estamos nos antecipando com o que pode ocorrer no próximo inverno se córregos e rio estiverem obstruídos” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Além da limpeza, a secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) fará a recuperação da mata ciliar, nas áreas contempladas, com o plantio de várias espécies.

“Estão dando apenas o pontapé inicial, pois o reflorestamento ocorre no final do mês de outubro. Tem em torno de dez tipos de árvores para plantarmos nesse córrego”, informou Carlos Nasserala, secretário da Semeia.

“Eu acredito que isso aqui vai ficar muito bom e só quem vai ganhar é a comunidade, os moradores. Então quero desejar parabéns para a Prefeitura de Rio Branco, ao prefeito e aos secretários”, enfatizou o presidente da União Municipal da Associação dos moradores da parte alta e primeiro distrito de Rio Branco, Evandro Guedes.

Durante a ação estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão, o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra e o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Henrique Aragão.