Prefeitura de Rio Branco realiza ação itinerante do Cras Tancredo Neves na zona rural

Várias ações foram realizadas para ajudar os moradores da região (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), em parceria com o Incra, através da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), realizou na manhã desta quarta-feira (10), uma ação itinerante do CRAS Tancredo Neves, na Escola Municipal Luiza de Lima Cadaxo, no km 19 da estrada de Porto Acre.

Durante a ação os moradores do polo Hélio Pimenta e Geraldo Fleming puderam fazer a atualização do CadÚnico (Cadastro Único), para poder acessar ao Cadastro Rural oferecido pelo Incra, além da verificação do Auxílio Brasil, solicitação da Carteira do Idoso, atendimento social e orientações da Acessuas Trabalho (Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho), para quem está entrando no mercado.

Anderson Oliveira, engenheiro agrônomo da Seagro, explicou que foi feito um termo de cooperação com Incra para poder cadastrar alguns produtores rurais.

“Esse termo é para terem acesso ao benefício: Apoio Inicial, Fomento e Fomento Mulher que são linhas de crédito para os beneficiados assentados da prefeitura”.

O aposentado, Vicente Soares, mora na região há 21 anos e aproveitou a ação da prefeitura.

“Aproveitar, porque o documento regularizado tem mais sustância. Agradeço muito a Deus e a eles que estão nos atendendo muito bem”, elogiou.

Além desses serviços, a supervisora do CRAS Tancredo Neves, Emília da Silva, contou que a equipe teve a iniciativa de realizar uma busca ativa entre os moradores da região que estavam com o benefício bloqueado.

“Aproveitando a ação, nós também estamos realizando visitas às famílias que moram na área e que estão com seus benefícios bloqueados. Eles só poderão ser desbloqueados mediante a visita de um técnico e de um cadastrante”, disse.

Marizete Fontenele, moradora da região disse a ação ajudou para desbloquear o seu benefício.

“Vieram aqui para atualizar, e eu estou achando ótimo esse serviço”, enalteceu.