Prefeitura de Rio Branco lança campanha de combate à violência contra a mulher

Representantes de várias instituições, além de gestores municipais se fizeram presentes ao lançamento (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria municipal de Assistência social e Direitos Humanos (SASDH), lançou oficialmente o Agosto Lilás. A campanha tem como objetivo orientar as famílias, de forma positiva, para a diminuição das agressões sofridas pelas mulheres.

Estudos realizados em 2021 revelam que em cada 7 horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil, enquanto 30 sofrem agressões físicas, por hora.  O lançamento da campanha ocorreu nessa segunda-feira (01), na Praça da Revolução, no centro da cidade e contou com as presenças da secretária municipal de direitos humanos e vice-prefeita da capital, Marfisa Galvão, da secretária de educação, Nabiha Bestene, do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Aragão, da procuradora de justiça do Ministério Público do Estado (MPAC), Kátia Rejane, do vereador Ismael Machado, entre outras autoridades.

A vice-prefeita de Rio Branco informou que essa campanha reúne boa parte dos poderes constituídos para orientar as famílias e principalmente mulheres, sobre os seus direitos.

“Aqui estamos todos unidos SASDH, Ministério Público, Polícia Militar, além de instituições dos poderes para que juntos, possamos levar e conscientizar as famílias para que não pratiquem o crime contra a mulher. Isso é muito importante”, explicou.

Kátia Rejane parabenizou a Prefeitura de Rio Branco pela campanha e disse que os vídeos estão muito bem produzidos e educativos.

“Eu acredito que com isso a mensagem vai chegar a muitas mulheres, para que elas se conscientizem e consigam romper com o ciclo da violência”, concluiu.

Sobre os vídeos

Durante o mês de agosto, a cada semana, um vídeo que fala de um tipo de violência (são cinco) será publicado no site e nas redes sociais da prefeitura. Assista ao primeiro deles. Todos foram produzidos pela Assecom.