Secretaria Municipal de Educação realiza semana alusiva à Quinzena da Mulher Negra

 

 

Exposição de banners no hall da Secretaria / Foto: Assecom

Na semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) deu início, nesta segunda-feira (18), à programação alusiva que a cada evento reflete sobre suas lutas, experiências, resistências e a ocupação dos seus espaços na sociedade vigente.

Realizado pelo departamento Étnico Racial em parceria com Amanda Alves (Associação das Mulheres Negras) e Alessandra de Assis (SEMSA), o evento ocorre de forma presencial e online com debates sobre as discriminações raciais e étnicas, além de reflexões sobre políticas que reafirmam a identidade dessas mulheres.

Com o objetivo de conhecer, compreender e resistir, foi criado em 1992, o Dia da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho e em atenção às pautas dos movimentos de Mulheres Negras brasileiras, foi sancionada a Lei nº 12.987/2014, que define a mesma data como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

De acordo com a professora Euna Maria de Lima, a Secretaria Municipal de Educação vem buscando caminhar valorizando o múltiplo e plural para além do senso comum, desenvolvendo atividades que ampliam conhecimentos acerca dessa temática, garantindo com isso o cumprimento do que determina a Lei 11.645/2008 que altera a LDB/1996 e inclui a obrigatoriedade do ensino de História e cultura indígena em nossas escolas.

A professora comunica ainda que durante toda a semana estará com exposição de banners no hall da Secretaria, relatando as conquistas da Mulher Negra. As palestras e oficinas serão publicadas em suas plataformas digitais.