Prefeitura de Rio Branco firma acordo com UFAC para implantação do Projeto Farmácia Viva

Tião Bocalom: “Isso vai significar mais saúde para a nossa população” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito Tião Bocalom esteve, na manhã desta sexta-feira, 8, no gabinete da reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac), com o vice-reitor Josimar Batista, para a assinatura do acordo de cooperação técnica que celebra a implantação do projeto Farmácia Viva, que visa promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas de plantas medicinais e fitoterápicas.

O prefeito enfatizou sobre a importância desse convênio para a população rio-branquense.

“Eu tenho certeza que isso é fundamental, porque teremos os produtos produzidos de forma natural. E isso, com certeza vai significar mais saúde para a nossa população”.

O vice-reitor Josimar, conta como essa parceria entre a universidade e a prefeitura vai contribuir para o desenvolvimento desse projeto.

“Fortalecer as ações por meio da extensão e agregar o que temos de melhor, que são os nossos doutores e pesquisadores, com certeza quem ganha é a sociedade acreana e a prefeitura, com o projeto que vai fortalecer toda a assistência social na área da saúde”.

A secretária Municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade, expressou sua felicidade nessa parceria.

“É uma parceria que eu acredito que será duradoura e, como bem disse nosso prefeito, não ficaremos somente em quatro fitoterápicos, mas vamos produzir muito mais e em uma escala maior. Se o prefeito concordou e também se apaixonou por esse projeto, eu creio que vamos crescer muito e a população é que será grandemente beneficiada com tudo isso”, afirmou.

Para o professor Dayan Araújo, um dos coordenadores do projeto, tirar essa ideia do papel é um grande avanço.

“Essa parceria é uma mão dupla. Para nós é um avanço muito grande, porque através disso, será possível gerar mão de obra especializada, ou seja, a equipe do município, da área de saúde, vai se qualificar para trabalhar com plantas medicinais. Já no campo acadêmico, haverá o fortalecimento de pesquisa e extensão”, enfatizou.

Também estiveram presentes na assinatura, os secretários municipais, Jonathan Santiago (SMGA) e Carlos Nasserala (Semeia).