Prefeitura de Rio Branco realiza Busca Ativa Escolar de alunos da rede de ensino

Gestores e coordenadores do município estão em campo conversando com estudantes e familiares visando combater a evasão escolar (Foto: Assecom)

Todos os anos a prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) realiza  atividades da Busca Ativa Escolar, resgatando alunos que deixaram de frequentar a escola pelos mais diversos motivos.

Gestores e coordenadores do município estão saindo em campo, com todos os cuidados necessários, vem conversando com os estudantes e suas famílias, a fim de cumprir com o objetivo da Busca Ativa que visa combater a evasão escolar.

Em um trabalho conjunto, a Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas além da Educação, como: Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção. Cada secretaria e profissional tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula e sua permanência na escola.

De acordo com a coordenadora Neyvanara Ferreira, a intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

“Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos”, disse Neyvanara.

A coordenadora ressaltou ainda, que o município de Rio Branco já realizou mais de 50% (cinquenta por cento), de rematrículas, de acordo com a meta estabelecida para o Selo UNICEF. Até o momento são 315, válidas para o cumprimento das metas do Selo.

“A nossa primeira meta é de 404 novas rematrículas para apresentar na primeira medição do Selo que acontecerá dia 25 de março de 2023”, finalizou Neyvanara Ferreira.

A Busca Ativa Escolar

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia desenvolvida pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), com o apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O objetivo é mapear e identificar as crianças que estão fora da escola ou em risco de evasão. Identificar as causas e criar subsídios, a partir dos dados gerados, para o desenvolvimento de políticas de inclusão escolar e a implementação de estratégias de rematrículas.