Prefeitura de Rio Branco é reconhecida pelo projeto “Cuidando da Saúde da Pessoa Idosa Em Tempos de Pandemia”

Foto: Assecom
O projeto intitulado “Cuidando da Saúde da Pessoa Idosa Em Tempos de Pandemia”, classificado em 3º lugar nacionalmente e o único da Região Norte (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através da Diretoria de Assistência à Saúde e da Divisão de Atenção às Populações Específicas e da Área Técnica de Saúde do Idoso foram reconhecidos na 8ª edição do Mapeamento de Experiências de Boas Práticas em Gestão Pública no campo do envelhecimento e pessoa idosa no eixo: Experiência relacionadas à pandemia de covid-19.

O projeto intitulado “Cuidando da Saúde da Pessoa Idosa Em Tempos de Pandemia”, classificado em 3º lugar nacionalmente e o único da Região Norte, trabalhou e acompanhou 220 idosos, com objetivo de fortalecer uma rede de apoio para o cuidado dessas pessoas no período de isolamento, evitar prevalência de casos de covid-19 nos idosos assistidos e ampliar a capacidade do autocuidado.

Várias atividades foram desenvolvidas como: rastreamento funcional, distribuição de kit de proteção, lives temáticas, atividade laboral on-line, teleatendimento psicológico, visita peri-domiciliar e vídeos educativos.

Como resultados tivemos redução de contaminação pela SARS COVID-19 nos idosos participantes do projeto, redução de agravamento de depressão e ansiedade, melhoras do cuidado aos idosos pelos familiares, aperfeiçoamento do acesso dos idosos às redes sociais.

Como parceiros para a execução do projeto: Pastoral da Pessoa Idosa, Acadêmicos de Fonoaudiologia da Uninorte, Acadêmico de medicina da UFAC, Profissionais de saúde e Secretaria de Assistência social e Direitos humanos.

A divulgação das experiências selecionadas na 8ª edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa 2020/2021 está no link a seguir:

https://saudedapessoaidosa.fiocruz.br/resultado-edital-20202021