Prefeitura de Rio Branco dá início a vacinação antirrábica no perímetro urbano da capital

A vacina contra a raiva é obrigatória e tem validade de um ano. Cães e gatos com mais de três meses de vida podem ser vacinados (Foto: Felipe Freire/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Zoonoses iniciou nesta terça-feira, 21, a vacinação antirrábica, na zona urbana, para cães e gatos. O atendimento ocorrerá também nos próximos dias 23 (de 8h às 13h) e 25 de junho (de 8h às 16h) nos pontos fixos de atendimento: Arasuper Sobral e no Horto Florestal.

“O objetivo é a gente vacinar dentro dos nossos indicadores o maior número possível de cães e gatos. Então você que ama o seu animal de estimação, traga para que a gente possa vacinar no tempo certo, para que ele também não venha adoecer”, pede a secretária municipal de Saúde, Sheila Andrade.

A vacina contra a raiva é obrigatória e tem validade de um ano. Cães e gatos com mais de três meses de vida podem ser vacinados. Desde o mês de março, o departamento de Zoonoses junto ao atendimento itinerante tem feito a vacinação dos animais também na zona rural. Uma estratégia adotada pela prefeitura para tentar controlar o cuidado com os animais de rua e alguns adotados é a coleira com identificação, explica o médico veterinário, Hebert Teixeira.

Uma estratégia adotada pela prefeitura para tentar controlar o cuidado com os animais de rua e alguns adotados é a coleira com identificação (Foto: Felipe Freire/Assecom)

“Esse controle feito através de uma coleira com identificação é uma rastreabilidade que a prefeitura implantou justamente para termos forma de saber se caso o animal for perdido, quem é o proprietário, se foi vacinado ou não, e tem uma forma de a gente ter um certo controle dos animais de rua caso ele fuja da casa do proprietário”.

Mary Amorim ciente da importância sobre a vacina, aproveitou a oportunidade para trazer sua cadelinha jujuba. “Evita as doenças né! A saúde dela, nossa, das crianças, porque ela é muito amada pela minha filha, que é cadeirante e ela ganhou ela tinha 30 dias. Hoje a gente está com três meses e ela mudou muito a vida da minha filha”.

De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, a campanha se estende por todo o mês de junho. “Se você não conseguiu trazer nesses 3 dias, dê uma olhadinha nas nossas redes sociais, tanto da Prefeitura, quanto da Semsa, que nós estaremos divulgando os próximos pontos de vacinação”, concluiu.