Pela primeira vez na história de Rio Branco Prefeitura celebra aniversário do Novo Mercado Velho

Pela primeira vez, em 93 anos, é celebrado o aniversário de um dos maiores pontos turísticos mais visitados de Rio Branco: o novo Mercado Velho. Local histórico da cidade, que abriga diversos seguimentos do comércio, a data foi comemorada com um belo café da manhã, oferecido pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), nesta quarta-feira,15. Autoridades, trabalhadores e ex-comerciantes participaram da comemoração.
“A gente fica muito feliz em hoje estar comemorando 93 anos do mercado. Quem ganha com isso são os comerciantes, a população que frequenta esse espaço maravilhoso. A gente cuida com muito carinho e isso é um lema que o prefeito Tião Bocalom, sempre vem fazendo, oferecendo dignidade, humanizando os trabalhos com esse tratamento”, enfatizou a prefeita em exercício, Marfisa Galvão.
O secretário Municipal de Agropecuária, Eracides Caetano fala da felicidade em poder realizar o aniversário do local. “Isso aqui é um mercado que está fazendo 93 anos. É uma satisfação a gente lembrar que é o mercado mais antigo de Rio Branco. Estamos fazendo isso com muita satisfação. Esse mercado é um mercado que traz turista e tem um grande movimento”, explicou Eracides.
“Eu fiquei emocionado porque isso aqui faz parte da minha história. Muitas pessoas sempre usaram esse espaço para o sustento de suas famílias e é bonito saber que isso virou um ponto turístico da nossa cidade. É a primeira vez que se comemora um aniversario no velho mercado, que está novo. Estou muito feliz em poder dividir aqui esse momento de alegria com essas pessoas tão simples” disse o senador Sérgio Petecão.
Há 36 anos vendendo artigos religiosos e de umbanda, seu Ademar da Silva, é um dos comerciantes mais antigos, ele conta que o ponto é herança de seu pai, e que não tem intenção de sair do mercado tão cedo: “Me perguntaram se eu tinha vontade de sair daqui de dentro do mercado e eu disse que eu não me via fora do mercado. Se naquele tempo que o mercado não tinha muita perspectiva eu já não queria sair, imagina hoje que está todo revitalizado.
José Alexandrino, de 69 anos, trabalhava no mercado com a venda de calçados e confecções. Teve seu ponto no mercado por 25 anos, e se diz honrado pelo convite e reconhecimento do município para participar da comemoração.
“Aqui eu comecei numa loja do tamanho de um guarda-roupa de solteiro, não me cabia nem dentro, só a mercadoria. Então isso aqui tem uma história belíssima. Hoje eu me sinto honrado e rogo a Deus que cada dia os gestores melhorem a economia, para que os comerciantes possam vender mais”, concluiu.