Semana de Meio Ambiente é encerrada com Atendimentos em Saúde na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra

Como parte da programação da Semana de Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente (Semeia), foi apresentado, nesta terça-feira, 7, o Plano de Prevenção e Combate às Queimadas Urbanas na Área de Proteção Ambiental Raimundo Irineu Serra (Aparis), que completa 17 anos.
A Aparis conta com 909 hectares de terra, alocando aproximadamente cerca de 200 famílias. O município, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, realizou uma ação conjunta ofertando diversos serviços para a comunidade. Uma parceria da Prefeitura de Rio Branco, associação de moradores, Unimeta e Igreja Quadrangular. “As ações, hoje, são voltadas à saúde, com fonoaudiologia, nutricionista, para toda a comunidade promovendo bem-estar social a todos”, enfatizou Elen Karine Nogueira, assessora Jurídica da Semeia.
“Ofertamos testes de HIV, hepatite B e C, atendimentos de enfermagem, psicólogo. A Unimeta trouxe parte da fisioterapia e vacinas em geral”, explicou Madeleine Maia da Luz, gestora da Área de Proteção Ambiental.
Joana Dark Figueiredo, presidente da Associação de Moradores do bairro Irineu Serra, ressaltou a importância desse momento para comunidade. “O dia é de grande festa, e é de grande emoção para nossa comunidade. Nossa comunidade é a mais afastada do centro e é muito difícil para ir até o posto de saúde para providenciar ficha, o atendimento”.
Como parte do plano de contingência durante o período de seca, alguns moradores participaram de cursos para serem brigadistas, no intuito de auxiliar na prevenção e combate aos incêndios.
“A gente está fazendo o curso de brigadista aqui para combater os focos de incêndio na APARIS no Irineu Serra. Prever movimentos para incentivar os moradores a preservarem a nossa área”, concluiu Edislândio de Lima Souza.