Prefeitura de Rio Branco incentiva população a realizar atividades nos Parques ambientais da Capital pós Covid-19

(Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) tem preparado os parques para receber e incentivar o público que procuram a natureza para praticar exercícios físicos.

Para se ter uma boa saúde não basta apenas ir ao médico regularmente, frequentar uma academia ou ter uma boa alimentação. Qualidade de vida também é ter contato com a natureza, onde se pode respirar o ar puro. Estudos comprovaram que a prática de esportes ao ar livre é capaz de auxiliar no combate à depressão. Isso porque melhora não só o humor, como eleva a autoestima. A prática de exercícios em meio a natureza tem ajudado, inclusive, pessoas que tiveram a Covid-19.

Além da riqueza da região amazônica, Rio Branco conta com lugares que ainda são preservados e foram criados para levar lazer, e diversão aos Rio-branquenses. Estamos falando dos Parques Chico Mendes e Horto Florestal, que estão prontos para a prática de atividades e turismo na Capital Acreana.

O aposentado, Arlindo de Oliveira, conta que vai diariamente ao parque para fazer exercícios físicos. Ele conta que sua saúde ficou fragilizada depois que contraiu a Covid-19. “Todos as pessoas que tiveram covid-19 deveriam fazer exercício, pois é muito bom para a nossa recuperação, pois é uma doença que acaba com a saúde das pessoas, eu já melhorei muito”, afirma Arlindo.

A estudante Mirla Inácio que foi infectada pela Covid-19 duas vezes, hoje caminha no Horto Florestal, diariamente, há uma semana e diz que as caminhadas já fizeram a diferença na sua vida. “Depois de muita reação que a covid-19 me trouxe, com os exercícios estou melhorando a cada dia e com isso muitos outros benefícios como a perda de peso e reduzir o estresse”, revela a estudante.

A aposentada Cacilda Melo, que veio de Manaus, diz estar maravilhada e enaltece as mudanças e a segurança que o Horto Florestal oferece. ”Muito bonito, quando eu vim aqui só tinha uma casinha, agora está maravilhoso”. frisou a aposentada.

No parque Chico Mendes os animais fazem a diferença. As pessoas ficam encantadas com tantas belezas. São macacos, jacarés, antas, cutias, jabutis, araras e papagaios. Algumas espécies se destacam como os dois filhotes de onças pintadas que foram resgatadas no ano passado de um seringal de Sena Madureira e receberam o nome da dupla sertaneja Maiara e Maraísa.

O Secretário Municipal de Meio Carlos Nasserala conta que o movimento de pessoas tem aumentado, gradativamente, depois da pandemia e que os parques da capital acreana estão estruturados para receber às pessoas. “A população de Rio Branco tem frequentado bastante aqui e aproveitado os ambientes que estão muito limpos, arborizados e com bastante segurança e tem valorizado muito isso e pessoas de todas as idades estão vindo e fazendo os seus exercícios nos parques que ficam aberto das 8 da manhã às 20 horas”. concluiu Carlos Nasserala.