Prefeitura de Rio Branco realiza Dia “D” de vacinação contra a gripe e sarampo

Postos e Unidades de Saúde abriram, neste sábado, para o dia “D” de vacinação contra gripe e sarampo (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou um mutirão de vacinação contra a gripe e Sarampo, neste sábado, 30.

A campanha iniciada no dia 4 de abril imunizando servidores da saúde e idosos de 60 anos ou mais, agora abre para outros grupos, explica a coordenadora Municipal de Vigilância Epidemiológica, Socorro Martins. “Agora vamos vacinar também crianças menores de 5 anos, grávidas e pós-grávidas, profissionais de segurança, professores, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, trabalhadores portuários, forças de salvamento e funcionários do sistema de privação de liberdade”, explicou.

De acordo com Eloyse Andrade, coordenadora da Urap Maria Barroso, no bairro Sobral, desde o início da campanha, a procura pela vacina da gripe ainda é baixa na unidade: “De influenza está muito baixa ainda, precisamos que a população tome consciência de vir, trazer seus filhos, pais, para conseguir imunizar esse público”. Ela afirma que até o momento, foram imunizadas 273 pessoas contra influenza, diferente da procura pela vacina contra a covid-19, que houve um aumento.

“Essa vacina previne contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e Influenza, então é uma dose só, que previne tudo isso, quem vacinou ano passado, tem que vacinar este ano”, explica a coordenação municipal de vigilância epidemiológica.

Dona Maria da Costa, de 79 anos, compareceu a uma das unidades de atendimento para tomar a vacina. “Eu vim mesmo porque eu vou viajar, né!. Assim evito de pegar aí em outros lugares”, explicou.