Prefeito Tião Bocalom faz história e sanciona PCCR dos servidores municipais

Tião Bocalom: “Corrigimos injustiças salariais que haviam dentro da prefeitura de Rio Branco” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

29 de abril de 2022. A data vai ficar marcada nos corações dos servidores públicos municipais. Após ouvir e analisar as demandas de todos os sindicatos que reivindicavam há tantos anos um aumento salarial, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom sancionou, nesta sexta-feira, o Projeto de Lei que reajusta o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários do município. O percentual de aumento chega para alguns cargos até 40% e em outros chega a quase 50% de reajuste.

O gestor destacou que injustiças foram corrigidas após o novo plano de lei. Uma delas foi o reajuste do salário mínimo do funcionalismo público municipal, que antes era 969,00 e passou para 1.400,00, um dos maiores do Brasil.

“Fizemos justiça salarial aos nossos colaboradores. Foi um trabalho demorado e criterioso. Só foi possível provocarmos esse turbilhão de benefícios aos servidores porque conseguimos economizar R$ 242 milhões em 2021”.

Desde o ano passado a gestão dialoga e avança nas tratativas com todas as classes. Professores passaram a ter um piso acima de três salários mínimos, reivindicação que Bocalom buscava desde a década de 1970, quando ainda era professor.

Nabiha Bestene, secretária municipal de Educação, enaltece a conquista. “Eu, que já fui vereadora, nunca vi um fato ousado como esse”.

A enfermeira Rafaela Brito agradeceu o reconhecimento. “É um sinal de esperança diante de tantos problemas em meio à pandemia”.

A presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais, José Maria da Silva, destacou que o momento é histórico. “Contemplou todas as categorias”.

Alessandra de Paula é merendeira e disse ter tido o sonho realizado. “Desde 2019 não recebíamos aumento e hoje vamos ganhar quase 50% mais”.

Participaram também da solenidade de assinatura a vice-prefeita, Marfisa Galvão, os secretários Carlos Nasserala (Semeia), Valtim José (Casa Civil) Cid Ferreira (Sefin), Nabiha Bestene (Educação), Sheila Andrade (Saúde), Helder Paiva (Articulação Institucional), Jonathan Santiago (SMGA), Osvaldo Rodrigues (RBPprev), Eracides Caetano (Seagro), Pedro Aragão (FGB), Enoque Pereira (Saerb), Assis Benvindo (Emurb) Neiva Tessinari (Planejamento), o Assessor para Assuntos Jurídicos, Jorge Bezerra, Anízio Alcântara (RBTrans) e cel. Ezequiel Bino (Gabinete Militar), entre outras autoridades.

Representando a câmara municipal compareceram os vereadores Raimundo Castro, Antônio Morais, Célio Gadelha, Rutênio Sá, Raimundo Neném, Fábio Araújo, Samir Bestene, Joaquim Florêncio, Francisco Piaba e Adailton Cruz.