Prefeitura de Rio Branco convida pais e responsáveis para vacinação de rotina infantil

Secretária Municipal de Saúde diz que imunização de rotina é um serviço essencial e deve ser mantido (Foto: Felipe Freire/Assecom)

A prefeitura de Rio Branco através da Secretaria Municipal de Saúde, faz um apelo à população em relação ao cumprimento do calendário vacinal infantil. De acordo com a secretária municipal de saúde, Sheila Andrade, desde o surgimento da covid-19 houve uma redução na procura por vacinas em geral.

“O que está acontecendo é que devido a pandemia, os pais por alguns motivos, deixaram de procurar as unidades para se cumprir o calendário de rotina dos seus filhos. Então, nós estamos aqui para fazer um apelo para esses pais, que vejam a carteira de vacina dos seus filhos, e que traga para podermos regularizar, e evitar assim o retorno de doenças que já estavam extintas no Brasil”.

De acordo com a secretária, doenças como Sarampo (já erradicada no Brasil) e paralisia infantil, reapareceram em algumas localidades do país, o que causa preocupação, pois se o esquema vacinal está incompleto a comunidade fica vulnerável a essas enfermidades: “Graças a Deus ainda não chegou no Acre, mas para que isso não aconteça, nós precisamos que você pai, você mãe, responsável, olhe a carteira de vacinação dos seus filhos e se tiver atrasado, procure uma unidade para se vacinar”.

A imunização de rotina é um serviço essencial e deve ser mantido. Em todo o município existem 68 unidades de atenção básicas, com todas as vacinas disponíveis para receber a comunidade, de segunda a sextas-feiras, de 7h da manhã às 17h.