O projeto SB Brasil é um estudo sobre as condições de saúde bucal da população brasileira com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida para 2021 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus.

A pesquisa se baseia na coleta de dados socioeconômicos, por meio de questionário, seguida da avaliação da saúde bucal, com um exame físico, de pessoas das seguintes idades: 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos. Assim, são identificadas as necessidades e agravos bucais mais prevalentes. Esse trabalho é realizado por equipes de campo compostas por 2,5 mil profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em todo o Brasil. Os agravos identificados terão estimativas por estados, capitais e regiões de municípios do interior.

A Prefeitura de Rio Branco por meio da Secretaria Municipal de Saúde, contará com 10 Equipes de Campo, compostas por profissionais Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliares em Saúde Bucal e Cirurgiões-Dentistas do quadro de servidores da Prefeitura e atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS). As equipes foram capacitadas durante todo mês de março e a coleta de dados ocorrerá nos meses de abril, maio e junho do ano de 2022. Estima-se que ao todo sejam realizados 1.400 exames bucais da população de Rio Branco.

O 5º levantamento proposto pelo Ministério da Saúde (2021-2022) contará com mais de 50 mil pessoas avaliadas em várias regiões do país. O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

One thought on “Prefeitura de Rio Branco realizará levantamento sobre saúde bucal pelo Projeto SB Brasil do Ministério da Saúde

Fechado para comentários.