12º Esquenta Junino é realizado com apoio da Prefeitura de Rio Branco

O evento contou com sete apresentações de quadrilhas da capital (Foto: Assecom)

Envolto por muita música e dança, foi realizado neste domingo, 24, na Gameleira, o 12º Esquenta Junino promovido pela Liga de Quadrilhas Juninas em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB).

Com a presença do prefeito Tião Bocalom, o evento contou com sete apresentações de quadrilhas da capital e marcou o retorno da população ao espetáculo que não ocorria desde 2019, sua última edição com público presencial, interrompido em 2020 pela pandemia e realizado em 2021 apenas no formato on-line.

O presidente da Liga de Quadrilhas Juninas, Cimar dos Santos, comentou sobre o retorno do evento presencial e agradeceu a parceira com a prefeitura. “Foi um misto de emoção e de alegria pela volta dos festejos juninos com a presença do público. O Esquenta foi um sucesso de público e o restante do Calendário será melhor ainda. Nós, da Liga de Quadrilhas, agradecemos a parceria da Prefeitura de Rio Branco através da FGB na realização do Calendário Junino”, destaca.

Parceira de longa data do movimento junino, a Fundação Garibaldi Brasil prestou todo o apoio necessário para realização do evento, conforme explica Junior Chaves, integrante da coordenação de Artes da FGB. “Esse evento já é algo previsto no calendário da Fundação, então ajudamos no que diz respeito a estrutura e demais partes que compõe o evento. Fomos mais uma vez parceiros nesse espetáculo e estaremos apoiando sempre o movimento”, garante.

Durante o evento também foi apresentado detalhes dos calendários juninos municipal e estadual. Apresentações de várias quadrilhas ocorrerão em diversos bairros da capital a partir do próximo fim de semana e se estenderão até julho. Também haverá, em junho, o 14º Circuito Junino de Rio Branco, que definirá os representantes da capital para disputa do Concurso Estadual de Quadrilhas, que por sua vez define o representante para a disputa do nacional em Belo Horizonte, Minas Gerais.