Prefeitura e Tribunal Regional Eleitoral do Acre alinham estratégia para transporte do eleitor rio-branquense

Prefeitura e TRE se unem para eleições 2022 em Rio Branco (Foto: Felipe Freire/Assecom)

As eleições 2022 estão se aproximando e para levar dignidade a todos os eleitores do município, a Prefeitura de Rio Branco, e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC)  elaboram uma estratégia de logística para facilitar o acesso dos cidadãos aos locais de votação na capital acreana.

Os eleitores tem até o dia 4 de maio para regularizar o título de eleitor, transferir o local de votação ou até mesmo solicitar a primeira via do documento. Após essa data, não será possível a regularização.

O presidente do TRE/AC, desembargador Francisco Djalma, ressalta sobre o novo horário de votação, que vai iniciar mais cedo.

“Quero chamar a atenção do eleitor para o horário da votação que será iniciado às 6h com término às 15h. É bom que o eleitor se prepare e compareça no dia da votação”, disse o presidente.

Segundo as regras do TRE, se o eleitor deixar de votar vai ter consequências na vida civil, tais como: não vai poder fazer vestibular, ter acesso à rede bancária e outras séries de complicações.

A diretora geral do TRE/AC, Rosana Magalhães, explica os locais em que os cidadãos podem realizar a regularização do título.

“Primeiramente tem os cartórios e postos eleitorais de todo o Estado, que estão abertos todos os dias, de segunda a sexta-feira. Fora isso, nós estamos com uma ação no shopping, aos sábados e domingos, até o dia 1° de maio. Além desses, teremos o ginásio do Sesc, a partir do dia 27 de abril até 4 de maio, último dia para regularização”, explicou a diretora geral.

A diretora ressalta ainda que os eleitores que tem 15 anos e completam 16 anos até o dia 2 de outubro, já podem fazer o título eleitoral e votar nas eleições.

“É um voto que não é obrigatório, é facultativo, mas a partir de 18 anos é obrigatório. Estamos indo nas escolas públicas e particulares para sensibilizar e educar. Quanto mais eleitores participarem das eleições, maior a representatividade, e será um futuro eleitor já consciente e que pode participar das escolhas do seu futuro e da família”, ressaltou Rosana Magalhães.

O prefeito Tião bocalom garantiu que a gestão vai disponibilizar transportes para os eleitores e que é de suma importância o exercício da cidadania.

“A Prefeitura de Rio Branco estará a disposição do Tribunal Regional Eleitoral para poder ajudar no transporte dos eleitores. Isso é fundamental, pois a Transacreana é um local de difícil acesso, onde nós temos muitos eleitores e a grande maioria, se chover, não vai votar. Os veículos traçados que a prefeitura tem vão ser colocados todos a disposição do TRE para fazer esse transporte dos eleitores. É muito importante exercer o seu direito de cidadania, quando você da o seu voto e escolhe aquele que você quer que governe”, enfatizou o prefeito.