Prefeitura de Rio Branco reforça cronograma de vacinação contra Influenza

A vacinação está dividida em duas etapas (Foto: Assecom)

Em janeiro de 2022, devido à baixa adesão da população a vacina contra a gripe, atingiu uma cobertura de apenas 40% dos rio-branquenses vacinados e o município enfrentou uma Situação de Emergência em Saúde Pública, com uma epidemia de casos de Síndrome Gripal. Para prevenir casos e aumentar a imunização da população, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça o cronograma de vacinação contra a Influenza ainda este ano.

A vacinação está dividida em duas etapas. Nesta primeira, do dia 4 a 30 de abril, os grupos prioritários vacinados são os Trabalhadores da Saúde e Idosos com 60 anos ou mais. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, existem em média 35 mil idosos nessa faixa etária, e, até o momento, foram vacinados, entre os dois grupos, cerca de 3 mil pessoas.

“A nossa prioridade maior é que os idosos venham até as Unidades de Saúde. Esses idosos ainda não foram no quantitativo esperado, temos muitos deles para serem vacinados nessa faixa etária, e ainda temos os profissionais de saúde vacinados contra a influenza”, disse a coordenadora.

Na segunda etapa, que ocorre do dia 2 de maio a 3 de junho, serão vacinados o grupo de crianças de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A vacina da influenza previne contra três tipos de gripe: H1n1, H3n2 e influenza tipo B. Socorro Martins ressalta a importância de receber o imunizante, para evitar casos graves do vírus. “Tivemos números muito altos da gripe, inclusive tivemos óbitos. Foi uma coisa muito difícil para controlar e saímos dessa fase de epidemia. Precisamos vacinar todos esses grupos. Para evitar um surto, epidemia, de qualquer doença, precisamos ter uma cobertura adequada, vacinando 90% da população”, ressaltou.

A coordenadora lembrou ainda que, além da vacinação contra a gripe, o município também está realizando a vacinação contra o sarampo. “Esse momento estamos vacinando os trabalhadores da saúde contra o sarampo, aqueles que ainda não foram vacinados. A partir do dia 2 de maio entram as crianças. É uma preocupação muito grande de fazer uma cobertura muito boa por que já tem casos de sarampo em alguns estados. O vírus está ativo no Brasil e precisamos evitar que tenhamos uma epidemia de sarampo. Ano passado não chegamos a 50% da cobertura, é muito baixa. Nossas crianças estão suscetíveis, se um dia ele chegar no nosso município, podemos ter um surto de sarampo”, explicou Socorro Martins.

Cronograma de Vacinação contra Influenza 2022

  • 1ª Etapa: 4 a 30 de abril – Grupo prioritário: Trabalhadores da Saúde e Idosos com 60 anos e mais.
  • 2ª Etapa: 2 de maio a 3 de junho – Grupo prioritário: Crianças (6 meses a < de 5 anos), gestantes, puérperas, professores, comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de Transporte Coletivo Rodoviário para Passageiros Urbano e de Longo Curso, Trabalhadores Portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas;
  • Dia D: 30 de abril – Intensificação da vacinação infantil e lançamento dos demais públicos contemplados.