Programa Itinerante em Saúde retorna a capital após 30 dias levando atendimento às comunidades isoladas

Equipe ficou 30 dias percorrendo as comunidades ribeirinhas levando atendimento em saúde (Foto: Felipe Freire/Assecom)

Durante 30 dias, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou saúde e dignidade a cerca de 10 mil moradores de 50 comunidades isoladas ao longo do Rio Acre. A ação fez parte do Programa Itinerante em Saúde e contou com o apoio de 62 profissionais, que levaram os mais diversos tipos de atendimentos que são realizados na Atenção Básica do município.

Nesta segunda-feira, 11, os 12 barcos trazendo os profissionais chegaram a capital acreana após percorrer as comunidades, por um mês, levando atendimento digno aos ribeirinhos. Ao todo, foram realizados mais de 52 mil procedimentos.

A coordenadora do Saúde na Comunidade, Rejane Almeida, ressaltou que a ação finalizou com êxito. “Foram muitas pessoas que estavam desassistidas e receberam atendimento, com consultas médicas, odontologia, vacina, inclusive da covid-19, testes rápidos, entre outros atendimentos. A ação foi muito proveitosa, alcançamos um grande número de pessoas nesses dias. Chegamos agora, mas já iremos iniciar a próxima. Nós vamos retornar as atividades com a chegada do verão”, explicou a coordenadora.

O programa passou por 11 pontos de apoio para realização dos atendimentos:
– Projeto de Assentamento Barro Alto
– Projeto de Assentamento Cajazeira
– Reserva Cumaru
– Comunidade Assembleia de Deus
– Colocação Buriti
– Reserva Centro de Florestania
– São Francisco do Espalha
– Fazenda E Passagem
– Projeto de Assentamento Oriente
– Seringal Macaúba
– Seringal Macapá

Foto: Felipe Freire/Assecom