Prefeito Tião Bocalom prestigia Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária no Adalberto Sena

“Riqueza Brota da Terra” já dizia o prefeito Tião Bocalom  (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, sempre foi um entusiasta do setor produtivo. Desde seu primeiro mandato como prefeito em Acrelândia, já dizia que a riqueza brota da terra. Agora como gestor da capital acreana,  tem como principal lema a frase o “Produzir para Empregar”, e realiza diariamente ações que beneficiem a economia do município.

Na manhã deste domingo, 03, o prefeito, acompanhado dos secretários Municipais de Agropecuária (Seagro), Eracides Caetano, de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Neiva Tessinari e o diretor de Transportes da RBTrans, Clendes Vilas Boas, visitou a Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizada no terminal de ônibus do bairro Adalberto Sena.

A feira acontece todos os domingos, das 05h às 12h e conta com 21 produtores e 10 empreendedores da economia solidária. Além do comércio, conta também com música ao vivo, através do apoio da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB).

Tião Bocalom fez questão de cumprimentar a população. Ele recebeu o carinho das pessoas, posou para registros fotográficos, conversou e ouviu a demanda dos rio-branquenses, fez compras e também tomou café da manhã.

O presidente da Associação dos Presidentes de Bairros da parte Alta da Cidade, Evandro Guedes, agradeceu a gestão Bocalom por contribuir com a feira e levar dignidade a toda comunidade. “Estamos muito felizes. Foi feita a junção da Agricultura Familiar e da Economia Solidária. Agora o consumidor tem opção. Ele pode comprar frutas, verduras, artesanato, roupas entre outras coisas. Queremos agradecer a sensibilidade do prefeito Tião Bocalom, dos secretários, que nos concederam essa oportunidade, ficou ótimo, toda a população que vem comprar os produtos elogia muito, é tudo mais barato”, agradeceu o presidente.

Luciene Pinheiro é feirante há mais de 20 anos. Segundo ela, o local é sempre movimentado e os produtores vendem todas as mercadorias. “Nós vendemos tudo. Tudo que as pessoas trazem, elas vendem. Galinha, cheiro verde, tangerina, laranja, limão, banana, rúcula, vendemos bastante. Convidamos a todos os moradores de Rio Branco que venham prestigiar nossa feirinha”, disse a feirante.

A aposentada Maria de Jesus é frequentadora fiel do lugar. Ela conta que os produtos são mais em conta, pois vem direto do produtor para o consumidor e consegue economizar bastante. “Vim fazer as compras para o almoço, gosto de peixe frito com feijão, aí vim comprar aqui porque economizamos bastante”, contou a aposentada.

O secretário da Seagro, Eracides Caetano, enalteceu a mudança de local da feira realizada pela Prefeitura de Rio Branco, com o objetivo de levar mais qualidade de vida aos feirantes e consumidores. Há mais de 10 anos eles trabalhavam em um local próximo que não tinha a infraestrutura adequada. “Eles trabalhavam no meio da rua, quando chovia prejudicava as barraquinhas. Conversamos com os produtores, o polo do terminal estava desativado, e convencemos eles a virem para cá. Hoje todos estão felizes, vocês podem observar o movimento de pessoas. Aqui é um local apropriado para todos. Tem também estacionamento. Graças a Deus está dando tudo certo”, informou o secretário.

O prefeito Tião Bocalom ressaltou que o objetivo da gestão é levar dignidade e qualidade de vida a todos. “Para nós é importante proporcionar qualidade de vida para as pessoas que trabalham. O nosso produtor rural é o grande gerador de riqueza. Ele vem, participa da feira e traz a riqueza do campo para a cidade. A riqueza brota e se multiplica no campo. Fico muito feliz. É o início de um trabalho novo. O nosso trabalho vai ser sempre desse jeito, no sentido de melhorar para àqueles que querem trabalhar”, concluiu o prefeito.