Prefeitura de Rio Branco promove ações de saúde e recreativas para as famílias nos abrigos

Atividades recreativas e lúdicas são promovidas nos abrigos (Foto: Felipe Freire/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco preocupada em levar dignidade aos rio-branquenses, principalmente àqueles atingidos pela cheia do Rio Acre vem proporcionando nos abrigos provisórios, uma extensa programação.

Um dos 4 abrigos é na Escola Georgete Eluan Kalume, no bairro Cadeia Velha. O local abriga 17 famílias, com um total de 60 pessoas. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), com o apoio das demais secretarias municipais realiza ações de saúde e atividades recreativas levando qualidade de vida a todas as famílias.

Rubens Maria é indígena da etnia Kaxinawa e está no abrigo há uma semana, com toda a família. Ele agradeceu a gestão Bocalom pelo acolhimento e atendimento. “É muito bom. Estou muito agradecido ao prefeito Tião Bocalom, aos coordenadores também, pelo atendimento recebido e pela organização da escola. Minha família está bem e tranquila”, disse o indígena.

já a Eliane Conceição está há seis dias na escola. Ela precisou sair da casa, na baixada do bairro Cadeia Velha, para se abrigar da cheia do rio Acre. Segundo ela, o atendimento realizado pela prefeitura é de excelência. “Eu estou achando muito bom. Não tínhamos para onde ir. Estamos sendo bem recebidos, fomos bem tratados. Aqui temos ações de saúde para ficarmos imunizados. A saúde tem que ser prioridade, temos que valorizar a saúde”, ressaltou Eliane Conceição.

A Prefeitura fez uma triagem de todas as famílias que estão abrigadas na escola e disponibilizou a imunização contra a covid-19 e outras vacinas de rotina. A enfermeira Fernanda Menezes frisou que diariamente a gestão realiza os atendimentos para levar saúde a todos os desabrigados “Fizemos o levantamento dos adultos, idosos e crianças, para tomar a vacina da covid-19 e de rotina. Estamos realizando agora a vacinação. Fizemos um levantamento do estado de saúde de cada um, realizando atendimento da pressão arterial, temperatura, peso, para checar se estão saudáveis e proporcionar atendimento médico. São trabalhos que realizamos diariamente e fazemos o monitoramento”, enfatizou a enfermeira.

A diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, explicou que o objetivo das ações nos abrigos é levar dignidade a todas as famílias. “O objetivo é entreter e apresentar a cultura. Existe um trabalho integrado, de todas as secretarias municipais. Esse é um desejo do nosso prefeito Tião Bocalom, e da nossa secretária Marfisa Galvão, levar dignidade a todas as pessoas e no abrigo não seria diferente. Trazemos harmonia e alegria para todos eles que estão passando dificuldades e longe das casas”, explicou a diretora.

One thought on “Prefeitura de Rio Branco promove ações de saúde e recreativas para as famílias nos abrigos

Fechado para comentários.