Prefeitura de Rio Branco promove Programa Academia da Saúde no Horto Florestal

Prefeitura promove atividades do Programa Academia da Saúde em vários pontos da capital acreana (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco realiza ações constantes do Plano de Governo do prefeito Tião Bocalom. É de suma importância levar dignidade aos rio-branquenses. Um dos compromissos da gestão é promover saúde a toda a comunidade, fortalecendo e apoiando o Conselho Municipal de Saúde, garantindo a estrutura física e operacional adequada para o desenvolvimento das ações e reestruturar, construir e revitalizar as Academias ao Ar Livre, para que os praticantes tenham uma melhor comodidade no uso.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e através do Departamento de Vigilância Epidemiológica, a Prefeitura promove atividades do Programa Academia da Saúde em vários pontos da capital acreana. O objetivo é incentivar a prevenção da saúde da comunidade, através da prática de exercícios físicos.

O programa havia parado por alguns meses, devido a pandemia da covid-19, mas, com o avanço da vacinação e a diminuição no número de casos, está de volta. No Horto Florestal, ficar parado não é uma opção. Pessoas de todas as idades participam das atividades físicas ao ar livre, com a ajuda de professores qualificados. As aposentadas Marilde Gomes, Dilma Alves e Maria Antônia são as frequentadoras mais antigas da Academia. Segundo elas, a pratica de exercícios contribuiu com a saúde de todas.

“Cheguei aqui muito doente das pernas, das juntas e com a academia, graças a Deus, recuperei a força e estou aqui até hoje”, disse Marilde Gomes.

“Eu tenho 64 anos e não tenho nenhum tipo de doença. Comecei a Academia da Saúde e estou até hoje. Para mim, faz muito bem, e eu não vou desistir de fazer”, explicou Dilma Alves.

“A gente consegue controlar o peso da gente e as doenças que nós temos, como colesterol, glicemia, pressão alta, tudo a gente controla fazendo atividade física”, ressaltou Maria Antônia.

O estudante Daniel Mendonça e o aposentado José Lopes ressaltam a importância de fazer exercícios e a felicidade pelas atividades estarem de volta. “É muito bom essa volta, depois desse processo de pandemia, é gratificante praticar exercícios físicos”, disse Daniel Mendonça.

“A educação física vem fortalecer nosso sistema respiratório e as atividades físicas melhoram o nosso sistema”, contou José Lopes.

O professor de educação física, Sancley Lima, explicou as atividades que são desenvolvidas no programa. “A gente desenvolve atividades como aeróbica, localizada, dança, trabalhamos a parte muscular, cardiorrespiratória e psicológica. Sabemos que a atividade física faz bem não só para o corpo, mas também para a mente”, enfatizou o professor.

Rebeca Soares é a coordenadora do programa Academia da Saúde e enalteceu a importância dele. “A Academia da Saúde é um programa do Ministério da Saúde, que iniciou em 2011, que promove e previne saúde. É muito importante a realização de atividades físicas para levar saúde a toda a comunidade”, enalteceu a coordenadora.

Elizabeth Viana coordena todos os núcleos do programa no município. Segundo ela, a Prefeitura disponibiliza 14 núcleos na capital e leva, gratuitamente, qualidade de vida aos rio-branquenses. “Estamos retomando as atividades, por conta da vacinação que está avançada em Rio Branco e a diminuição de casos da covid-19. Hoje temos 14 núcleos distribuídos na cidade que atendem a população. Alguns são específicos para idosos, outros atendem a comunidade em geral. Estão distribuídos em parques, praças, Unidades de Saúde. A Prefeitura abraça esse programa, que leva, gratuitamente, qualidade de vida para a população através da atividade física, com profissionais qualificados e a promoção de alimentação saudável.

Cronograma dos Núcleos da cidade:
– ASSEMURB – 3ª e 5ª feira às 17h40;
– Adalberto Aragão – Toda 4ª feira às 07h30 (Grupo de Idosos);
– Cadeia Velha – 2ª, 4ª e 6ª feira às 16h30 (Praça embaixo da 4ª Ponte);
– Centro do Idoso do Calafate – 2ª, 4ª, e 6ª feira às 07h30 (Grupo de Idosos);
– CRAS Cidade Nova – Toda 6ª feira às 08h (Grupo de Idosos);
– CRAS Calafate – Toda 2ª feira às 08h;
– Horto Florestal – 2ª, 4ª e 6ª feira às 17h;
– Polo Acad. da Saúde Rui Lino – 3ª, 4ª e 5ª feira às 07h (ao lado da quadra de esportes do Rui Lino);
– Policlínica Barral y Barral – 2ª e 4ª feira às 07h (Grupo de Idosos);
– Santa Cecília – Toda 5ª feira às 07h15 (Quadra de Esportes);
– Tucumã/UFAC – 3ª e 5ª feira às 17h e 6ª feira às 18h15 (Ponto dos Taxistas da UFAC);
– Vitória – 2ª, 4ª e 6ª feira às 18h (Praça do Vitória)
– Calafate – 2ª, 4ª e 6ª feira às 17h (Quadra de Esportes).