Prefeitura inicia aplicação da quarta dose em idosos acima de 80 anos na capital acreana

Socorro Martins: “Precisamos deixar nossos idosos com a imunidade boa” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou a aplicação da quarta dose reforço contra o coronavírus em idosos acima de 80 anos na capital acreana. A expectativa é que sejam vacinados cerca de 4.332 idosos nessa faixa etária.

Socorro Martins, coordenadora Municipal da Vigilância Epidemiológica, explica que para receber a imunização, os idosos devem ter recebido a terceira dose do imunizante contra a covid-19 há 4 meses. Segundo a coordenadora, após essa data ocorre uma queda nos anticorpos, sendo fundamental a atualização vacinal. “Nós sabemos que os idosos, principalmente, os anticorpos deles têm decaído com o passar dos meses, após a vacinação. Para que isso não venha a ser um problema, e eles fiquem expostos a pegar o vírus novamente, desenvolvendo agravamentos da Covid-19, precisamos deixar nossos idosos com a imunidade boa, para evitar esse contágio”, explicou a coordenadora.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica do Município, até o momento foram vacinados 4.446 idosos, com 80 anos ou mais, com a primeira dose, o que representa 100% do público imunizado. Já com a segunda dose, 4.284 idosos, representando 98,89% e com a terceira dose, 2.739 idosos, o que representa 63% do público vacinado.

Socorro Martins ressalta que a expectativa é descer a faixa etária de acordo com a liberação do Ministério da Saúde. A coordenadora enaltece ainda que o município vai realizar novas ações para auxiliar na vacinação desse público. “Nós vamos fazer algumas ações para ofertar a vacina mais próxima das pessoas, como nos supermercados. Estamos programando uma ação, provavelmente nesse sábado, para ofertar mais doses, e em mais locais, para facilitar o acesso desse público”, ressaltou Socorro Martins.