Prefeitura de Rio Branco participa da Smart City Expo Curitiba

Secretária Neiva Tessinari representa prefeito Tião Bocalom na Smart City Expo Curitiba (Foto: Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, desde que assumiu a Prefeitura, busca fazer a diferença, inovando e realizando melhorias em todas as áreas. Na área do Turismo, não foi diferente.

Ainda no ano passado, em abril de 2021, a gestão municipal, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), sob comando da secretária da pasta, Neiva Tessinari, recebeu o convite do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão da Inovação e as Tecnologias Turísticas (SEGITTUR) da Espanha e o instituto argentino Ciudades Del Futuro (ICF), para ser uma das 10 primeiras capitais do Brasil a fazer parte do projeto-piloto inédito no Brasil, intitulado Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Rio Branco foi convidada a ser uma das dez primeiras cidades brasileiras a fazer parte desse projeto, para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI). As vantagens de integrar esse grupo seleto e inovador são muitas, como a implantação de meios digitais de serviços para população, ofertando a seus visitantes produtos e experiências inovadoras de qualidade, que terão como base a estruturação e convergência de nove pilares: governança, inovação, tecnologia, acessibilidade universal, promoção e marketing, criatividade, sustentabilidade, mobilidade e transporte, e segurança.

A Prefeitura, além de integrar o projeto, também vai receber, este ano, o Selo DTI “Destino Turístico em Transformação” pelo Ministério do Turismo (MTur), apenas para os municípios que conseguiram elaborar o Plano de Transformação, por meio do trabalho realizado, apresentado e aprovado durante o projeto, em novembro de 2021.

Devido ao bom trabalho realizado, a capital acreana recebeu o convite de outras cidades para alinhamento e cooperação nacional. Nessa quarta-feira, dia 23 de março, representando a Prefeitura Municipal de Rio Branco, a Secretária Municipal de Planejamento (SEPLAN) e também Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI) interina, Neiva Tessinari, foi convidada pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Municipal de Turismo, que também integra o projeto-piloto DTI, para conhecer a cidade.

Neiva Tessinari conheceu a equipe técnica do turismo, assim como, os pontos turísticos da região: os museus; a torre panorâmica; as igrejas históricas, o jardim botânico, além de uma reunião técnica com a presidente da Agência Municipal de Turismo, Tatiana Turra.

Ainda em agenda na cidade de Curitiba, a secretária foi convidada para participar da 82ª (octagésima segunda) Reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro tem como objetivo principal fomentar o debate qualificado sobre os principais assuntos das cidades que precisam de articulação conjunta.

Em outro compromisso na capital paranaense, Neiva Tessinari também vai participar da Smart City Expo Curitiba, sendo o maior evento brasileiro de cidades inteligentes. O evento tem início, nesta quinta-feira, 24 e segue até amanhã, 25, no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigui), contendo público presencial e remoto.