Prefeitura realiza roda de conversa em alusão ao Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial

Declaração Universal: “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos” (Foto: Evandro Derze / Assecom)

A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou na manhã desta segunda-feira, 21, Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial, uma roda de conversas, referentes à campanha Rio Branco Pela Igualdade Racial, no auditório do Palácio Da Justiça.

O evento contou com atividades educativas, rodas de conversas e debates, que visam traduzir em igualdades de oportunidades e tratamento, conforme previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”.

Estiveram presentes à Roda de Conversa, que teve como abertura a apresentação do Centro Cultural Senzala, do mestre Chiclete, o secretário adjunto da SASDH, Francisco Bezerra, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Pedro Aragão, a diretora de Direitos Humanos da SASDH, Rila Freze, o gerente de promoção de igualdade racial, José Conceição dos Santos, entre outras autoridades.

O secretário adjunto da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Francisco Bezerra, falou sobre a relevância deste debate para garantir que todos são iguais perante a lei. “Quando a constituição estabelece essa igualdade, ela não acontecerá se não houver ações confirmando essas igualdades, que é o que estamos fazendo aqui”, afirmou.

A diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, reforçou sobre a importância do debate. “A importância de confirmar o direito a igualdade e conscientização das pessoas, por meio de educar. A gente tem que trabalhar reeducando para que as pessoas consigam entender que os direitos garantidos precisam ser preservados”, frisou.

José Conceição dos Santos, gerente do Departamento de Promoção de Igualdade Racial, frisou que hoje não é um dia de comemoração, e sim de refirmar a luta pela igualdade de direitos. “Hoje não é um dia de comemorar. É um dia de reafirmar a luta por igualdade de direitos. A Prefeitura realiza roda de conversa em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial”.