Prefeitura de Rio Branco retoma boxes que estavam fechados e servindo como depósito no Aquiri Shopping

Prefeitura lacra lojas em desuso no Aquiri Shopping (Foto: Felipe Freire/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), administra o Centro Popular de Compras do Aquiri Shopping. Desde que foi inaugurado, há um ano e três meses, a gestão busca levar melhorias não só aos consumidores que frequentam o shopping, como também aos lojistas que possuem comércio no local.

Entre as melhorias realizadas pela gestão Bocalom foi que, durante o ano passado, a Prefeitura resolveu isentar dos concessionários o pagamento do aluguel das lojas, por causa da pandemia, e este ano, alterou os preços das cobranças, colocando preços mais justos nos alugueis.

A Prefeitura junto a administração do Aquiri Shopping, fizeram um levantamento e constataram que algumas lojas não abrem há muito tempo, ou seja, estão fechadas.

Desta forma, a equipe entrou em contato com esses concessionários, deram as notificações administrativas e a oportunidade de justificar o porquê de não terem aberto o comércio no shopping, mesmo tendo o espaço reservado a eles. Após várias tentativas e notificações, e sem o retorno dos concessionários, a gestão decidiu por retomar os boxes, em desuso.

Nesta quinta-feira, 17, a Seinfra, com o apoio de fiscais, da administração do Aquiri Shopping e do Gabinete Militar Municipal, realizou a retomada de 11 espaços que não estavam sendo usados, para posteriormente disponibilizar essas lojas para outros permissionários interessados. “O município está simplesmente corrigindo o que não estava correto. Foi concedida a concessão para alguns lojistas do Aqui Shopping, porém não houve interesse. Estamos retomando esses espaços físicos para poder abrir e viabilizar para àqueles que assim tenham interesse, naturalmente correndo por dentro de todos aqueles critérios que são adotados para a contratação desses boxes. Nesse primeiro momento estão lacrando 11 boxes, que estavam sem utilização, e consequentemente haverá outros. Mas tudo será feito de acordo com a legislação, e do que é do regimento do shopping”, ressaltou Cid Ferreira.

O secretário da Seinfra, Cid Ferreira, destacou ainda que a Prefeitura está traçando estratégias para melhorar ainda mais o movimento do Aquiri Shopping. “Tem uma fila enorme de pessoas que querem ter o espaço para comercializar os produtos, então será beneficiado agora com essa abertura que está sendo concedida. Primeiro estamos fechando para aqueles que não querem, para poder viabilizar aquelas pessoas que tenham interesse em comercializar aqui no Aquiri Shopping. Não tenha dúvida que a Prefeitura está trazendo para cá alguns outros atrativos, se trazemos os CACs, e outros para trazer mais a população para comprar no shopping Aquiri”, destacou o secretário.

A coordenadora do Aquiri Shopping, Fabíula Moreira, frisou que os boxes que não estão funcionando atrapalham o movimento do shopping e os próprios lojistas que tem empreendimento no local, solicitaram que a Prefeitura realizasse essa ação. Segundo Fabíula, tem muitos comerciantes que querem ter um espaço no local e precisam dos boxes. “Os próprios lojistas daqui nos pedem para fazer essa ação, de pedir para as pessoas abrirem e movimentarem o shopping. É constantemente feito esse levantamento aqui e observamos que muitas pessoas estão utilizando os boxes como depósito. Muita gente que não ganhou o box, nos procura, pois querem estar dentro do shopping. Essa ação é uma ação que sempre fazemos para levar melhorias ao local. Precisamos estar sempre com 100% das portas abertas”, frisou a coordenadora.