Prefeitura de Rio Branco realiza palestra sobre violência doméstica para atendentes mulheres da OCA de Rio Branco

Palestra é ministrada para as atendentes mulheres da Oca (Foto: Assecom)

Ainda em alusão ao mês da mulher, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e o Departamento de Política Públicas para Mulheres, promoveu na tarde de quarta-feira, 16, uma palestra sobre violência doméstica para as mulheres da Organização em Centros de Atendimento (OCA).

Além da OCA Rio Branco, as filiais de Cruzeiro do Sul e Xapuri também participaram por meio de uma transmissão, ao vivo, pela plataforma Meet.

A palestra apresentou o que é a Casa Rosa Mulher, os direitos e tipos de violência para que as funcionárias possam entender seus direitos e saibam como identificar problemas no dia-a-dia de atendimento.

A gerente do departamento, Cristina Maia conta que a parceria com a OCA ajuda muito a divulgar o tema com as mulheres da sociedade. “A OCA é uma potência de identificação dessas mulheres. Várias delas passam por aqui todos os dias e as atendentes podem identificá-las e ajudar”, comenta Cristina.

A psicóloga da OCA Rio Branco, Janaina Marques informou que atualmente, nas três centrais, aproximadamente 80% do quadro de funcionários são mulheres e que esse momento de conversa é muito importante para as atendentes e para a comunidade.

“Este ano de 2022 foi intensificado essa parceria com a Casa Rosa, na busca de ter um atendimento mais inclusivo, mais humanitário e que assistisse melhor as nossas cidadãs. Estamos buscando desenvolver nossos atendentes para que possamos identificar os tipos de violência, assim eles podem orientar e/ou encaminhar da melhor forma possível, além de também, se alto identificar”, explicou a psicóloga.

Os telefones para o Disk denúncia e para situações de emergência são: 180 e 190