Prefeitura de Rio Branco presta auxílio a moradores atingidos com enxurrada dos Igarapés

Defesa Civil Municipal auxilia famílias atingidas pela enxurrada de igarapés na capital (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), com o apoio do Corpo de Bombeiros, proporcionou auxílio às famílias que foram atingidas por uma enxurrada na madrugada desse domingo, 13, no Recanto dos Buritis.

O bairro é banhado pelo Igarapé Judia e devido às fortes chuvas, ocorreu uma alta pluviometria ultrapassando os 95 milímetros, tendo como consequência o transbordamento dos Igarapés Judia e Almoço. A enxurrada inundou pelo menos 12 ruas, atingindo em torno de 500 famílias.

O Coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten Cel Cláudio Falcão, explicou que além do bairro Recanto dos Buritis, pelo menos mais seis bairros ficaram alagados e a equipe está monitorando ao todo oito bairros, que possuem cerca de 1.200 a 1.500 famílias. Segundo Falcão, ainda há possibilidade de mais chuvas e que os igarapés voltem a subir.

Ainda de acordo com o coordenador, as famílias foram removidas para a casa de parentes e não foi necessário acionar nenhum abrigo. “A Defesa Civil continua trabalhando permanentemente para atender às famílias que precisarem. O objetivo da gestão é atender no que for preciso para minimizar os danos que essas pessoas possam sofrer”, informou Cláudio Falcão.

A gestão está constantemente realizando a remoção de moradores, orientando e posteriormente, com a baixa das águas, vai fornecer material de limpeza para que as famílias possam realizar a limpeza e a higienização de suas casas.