Prefeitura de Rio Branco participa do 1º Fórum Comunitário Selo Unicef da capital acreana

“Precisamos protegê-las com saúde, educação, e criar oportunidades para serem homens e mulheres descentes e que orgulhem a nossa sociedade”, disse Bocalom (Foto: Felipe Freire/Assecom)

O prefeito Tião Bocalom, desde que assumiu a Prefeitura, sempre buscou realizar ações que levassem dignidade à população do município, incluindo crianças e adolescentes.

Na manhã desta quinta-feira, 10, o prefeito, acompanhado da vice-prefeita e secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), participaram, no auditório da OAB, do 1º Fórum Comunitário Selo Unicef, que tem como principal objetivo debater sobre políticas públicas municipais voltadas a defesa das crianças e dos adolescentes, analisar a situação local desse grupo, definir ações pela garantia dos direitos, avaliar e monitorar os impactos de projetos, programas e políticas sociais voltadas a melhoria das condições de vida da população na faixa etária de 0 a 18 anos.

Débora Nanja, coordenadora do Unicef, ressaltou a importância da realização do Fórum. “O primeiro Fórum sempre aglutina todas as pessoas importantes e todas as áreas. O Selo é intersetorial e o primeiro fórum é o momento que toda a comunidade discute sobre o que vamos fazer com o Selo e como vamos conduzí-lo nos próximos quatro anos. É um momento muito importante, por isso viemos”, ressaltou a coordenadora.

Marfisa Galvão enalteceu que o objetivo da gestão é promover dignidade a população rio-branquense. “O município teve o reconhecimento e o elogio das representantes do Unicef, sobre as ações que já estão acontecendo no município. A gente quer intensificar isso, até porque o objetivo da gestão é promover dignidade, adquirindo os direitos da criança e do adolescente”, enalteceu a vice-prefeita.

“Hoje, no primeiro Fórum Comunitário vamos estar discutindo o Plano Municipal pelos direitos da criança e do adolescente, onde a comunidade e as autoridades foram convidadas a formular esse plano junto com a prefeitura. A Prefeitura de Rio Branco colocou a criança e ao adolescente como prioridade e é o nosso dever”, informou Rebeca de Paula, Articuladora do Selo Unicef 2021/2024 na capital

“O Selo Unicef trabalha muito forte essa parte educacional e construtiva das crianças e adolescentes na sociedade e a FGB com certeza tem um pé de participação muito forte nesse trabalho”, disse o diretor-presidente da FGB, Pedro Aragão.

Nabiha Bestene ressaltou que a gestão tem realizado muitas ações em prol das crianças e dos adolescentes. “É muito importante que o Unicef esteja aqui presente no nosso Estado. Estamos realizando um belo trabalho. Nós estamos resgatando as crianças, que se afastaram das escolas nessa pandemia e trazendo ela de volta e com isso estamos colaborando para que nós tenhamos esse Selo Unicef aqui no nosso município”, ressaltou a secretária.

Sheila Andrade explicou que uma das principais propostas da gestão para a saúde é amplificar a saúde da família. “Dentro da Semsa estamos trabalhando com a criança e ao adolescente dentro do ciclo de vida. A nossa proposta de gestão é amplificar a estratégia de saúde da família, dessa forma vamos conseguir levar os nossos profissionais de saúde até a população, até a casa do cidadão rio-branquense. Assim vamos estar trabalhando todas as políticas que são voltadas para a criança e ao adolescente próximo da comunidade”, explicou a secretária.

Tião Bocalom enalteceu que é necessário criar oportunidades e levar qualidade de vida a todos. “ Estamos despertando na sociedade a nossa obrigação, de trabalhar firme no sentido de diminuirmos os problemas que se tem dentro da juventude e com as nossas crianças. São problemas diversos e a gente precisa, sabendo os problemas que tem, buscar soluções. Precisamos protegê-las com saúde, educação, e criar oportunidades para que eles possam no futuro serem homens e mulheres descentes e que orgulhem a nossa sociedade. Nesse fórum nós iniciamos o processo de busca do Selo Unicef”, concluiu o prefeito.

Estiveram presentes entre outras autoridades a Articuladora do Selo Unicef 2021/2024 na capital, Rebeca de Paula, a coordenadora do Unicef /Manaus, Débora Nanja, secretários municipais e promotores de justiça.