Prefeitura de Rio Branco alerta para que a população retorne para tomar a segunda dose contra a Covid-19

Estoque de imunizantes contra a covid-19 está garantido para àquelas pessoas que ainda não tomaram a segunda dose ou dose de reforço (Foto: Evandro Derze/Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz um alerta para que a população rio-branquense retorne nas unidades de saúde para receber a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), até o momento a capital acreana vacinou 88,33% da população com a primeira dose, 75,08% com a segunda dose e 25,10% com a dose reforço.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, ressaltou que ainda faltam 44.156 pessoas receberem a segunda dose do imunizante. “Nós precisamos fazer a segunda dose e a dose reforço. Os números têm comprovado a eficácia da vacina. Tivemos um número de casos muito altos, mais alto do que a primeira e segunda onda, mas um número de óbitos muito baixo. É isso que a vacina faz, evita que a população tenha casos graves da Covid-19, hospitalizações e óbito”, ressaltou a coordenadora.

Socorro Martins explicou que caso a pessoa tenha perdido o prazo para realizar a segunda dose ou a carteirinha de vacinação, é só procurar uma unidade de saúde. “Queremos lembrar a população que àquela pessoa que perdeu a carteirinha ou o prazo de fazer a segunda dose, ela não perdeu a vacina. A vacina está na unidade aguardando o retorno dela. Perdeu o prazo e está com a carteira em mãos? Vá até a unidade se vacinar. Se não souber que perdeu o prazo, por ter perdido a carteira, não se preocupe que na unidade a equipe vai verificar no sistema e atualizar a vacinação”, explicou Socorro Martins.