Defesa Civil Municipal faz balanço positivo das ações realizadas durante o feriado de Carnaval

Defesa Civil Municipal ficou em alerta durante todo o feriado de carnaval (Foto: Luiz Felipe/Assecom)

Preocupados em levar dignidade e segurança para a população rio-branquense, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou diversas ações durante o fim de semana e Feriado de Carnaval na capital acreana.

O coordenador Municipal de Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, ressaltou que a gestão ficou em alerta durante todo o período. “A Defesa Civil Municipal ficou em alerta, haja vista que nós tivemos alteração e oscilação no nível do Rio Acre, que aumentou durante o período de carnaval mais de dois metros. Também ficamos totalmente atentos em relação ao monitoramento dos Igarapés, onde nós tivemos famílias atingidas e que foram devidamente atendidas pela Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social”, ressaltou Cláudio Falcão.

Além disso a Defesa Civil auxiliou no monitoramento da BR 364, pois o Acre ficou alguns dias isolado do restante do país devido ao transbordamento do Rio Jamari. Foram feitos também os monitoramentos constantes dos Igarapés de toda a bacia do Rio Acre para poder agir com eficiência. “Fora isso, permanecemos com o nosso monitoramento constante com relação as áreas de risco, para tentar coibir e evitar as ocupações ilegais e também verificando a questão das erosões para não atingir nenhuma família”, explicou o tenente-coronel.

Falcão frisou ainda que a previsão para este mês é de chuvas quase todos os dias e que a Defesa Civil Municipal vai manter o Parque de Exposições em pleno funcionamento, caso precisem retirar as famílias dos bairros e abrigar no local. “O Parque de Exposições vai permanecer pronto. Estamos com 30 abrigos no local. Além disso, nós estamos preparando mais 50 abrigos fora dele. Enquanto existir o risco hidrológico de inundação, tanto dos Igarapés, quanto do Rio Acre, nós vamos manter o Parque pronto e as escolas, pois podemos precisar desses espaços a qualquer momento. Atenção total da Defesa Civil no monitoramento”, frisou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

Resumo de risco hidrológico no mês de fevereiro
– Chuvas acumuladas: 399mm
– Chuvas esperadas: 299mm
– Bairros atingidos: 4 (Airton Sena, Habitasa, Seis de Agosto e Base)
– Famílias removidas: 1 (Seis de Agosto)
– Famílias monitoradas: 12
– Abrigos semiprontos: 30
– Abrigos prontos: 50
– Famílias atingidas (estimativa): 50
– Famílias monitoradas: 500