Prefeitura presta apoio a Oficina Brincando com os 4 Elementos da Natureza na Biodiversidade Amazônica

 Projeto visa ensinar crianças sobre as brincadeiras tradicionais por meio da conexão com elementos da natureza (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), prestou apoio institucional, no último sábado, 26, no Horto Florestal, à Oficina: Brincando com os 4 Elementos da Natureza na Biodiversidade Amazônica, projeto do Fundo Municipal de Cultura que consistiu em ensinar crianças sobre as brincadeiras tradicionais por meio da conexão com elementos da natureza.

A psicóloga e arte-educadora, Mariana Jardim, idealizou o projeto com base em sua pesquisa sobre as formas de brincar. Ela se interessou pelo resgate das brincadeiras e do brincar tradicional da Amazônia, conectando-os com a biodiversidade da região.

O projeto, direcionado para crianças de 6 a 12 anos, proporcionou o resgate das brincadeiras tradicionais utilizando-se apenas os 4 elementos da natureza. Mariana explica sobre o processo da oficina. “Para nós, o brincar é coisa séria, faz parte da construção do ser e de nossas primeiras manifestações enquanto cidadãos. Além disso, acreditamos que quando essa prática é realizada em conexão com a natureza, mais integrados estaremos com nossa essência e traz benefícios diversos, de ordem social, cultural e psicológica, fortalecendo o contato entre a criança e a natureza”, finaliza Mariana.