Prefeitura financia projeto de Histórias do Folclore Brasileiro

Projeto Encantados busca levar histórias do folclore brasileiro em diversos pontos da capital (Foto: Assecom)

Com recursos do Fundo Municipal de Cultura, a Prefeitura de Rio Branco e Fundação Garibaldi Brasil (FGB) prestam apoio institucional à 2ª Edição do Projeto Encantados, que busca levar as histórias do folclore brasileiro, por meio de apresentações ao público, em diversos pontos da capital.

As apresentações, cuja programação vai até o próximo domingo (27), são compostas por contações de histórias do folclore e já foram realizadas em três pontos de Rio Branco. Na Cidade do Povo, no Lar dos Vicentinos e no Espaço Mestre Valério, ao lado do Teatro Barracão. A contação de histórias visa fomentar a leitura e fortalecer as tradições populares da região.

A proponente, Naiara Pinheiro, comenta sobre a importância do projeto. “Sou apaixonada por histórias e por levar a vários públicos. Acredito que a leitura pode salvar o mundo, através de nossos pequenos leitores, e queremos contribuir para um mundo melhor com nosso projeto. É maravilhoso contar lendas de nossa região que aprendemos ouvindo de nossos avós e é importante levar esse lindo projeto a muitos locais de nossa cidade, principalmente onde não há fomento à leitura”, destaca Naiara.

Sinopse:

Trazendo histórias do folclore amazônico, como a história do Mapinguari, Cobra da Gameleira, Boto Cor de Rosa entre outras histórias que aprendemos ouvindo nossos avós, a apresentação conta com brinquedos cantados, um momento de dança com as crianças para chamar a história, e logo após vem o maior encanto que são as lendas de nossa região. Depois das histórias, as crianças recebem uma sacolinha do projeto contendo um livrinho ilustrativo dos personagens do folclore, docinhos, pipoca e muitas guloseimas!

Cronograma:

25/02 (Sexta-feira) – Praça do João Eduardo I – Rua Hosana Carneiro – 17h

26/02 (Sábado) – Parque Capitão Ciríaco – 16h

27/02 (Domingo) – Parque Chico Mendes – 15h