Prefeito Tião Bocalom conduz encontro de prefeitos do Acre na Amac com ministro da Educação Milton Ribeiro

Prefeito Tião Bocalom agradece presença de ministro Milton Ribeiro à Amac e diz: “precisamos de uma sociedade mais justa, exatamente com a educação” (Foto: Felipe Freire/Assecom)

Dando sequência ao projeto do governo federal “Menos Brasília, Mais Brasil”, o Ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Rio Branco, a convite do deputado federal Alan Rick, cumprindo agenda nesta quinta-feira, 25. À tarde realizou uma visita técnica à sede da Associação dos Prefeitos do Acre (Amac), onde conversou com prefeitos e representantes das prefeituras, em reunião articulada e liderada pelo prefeito de Rio Branco Tião Bocalom, presidente da Associação.

Milton Ribeiro é o primeiro ministro a visitar a sede da Amac. Trouxe com ele uma equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação –  FNDE, para acompanhar e orientar prefeitos sobre convênios, contribuindo assim, com os municípios, especialmente os mais isolados, verificando a realidade de cada um.

Para o prefeito de Epitaciolândia, Sério Lopes, aproximar o município do Ministério da Educação é fundamental, sobretudo possibilita diminuir dívidas e adquirir informações que facilitem as ações da prefeitura. “Essa visita do ministro e do presidente do FNDE representa muito ao nosso Estado, pois tira nossas dúvidas tornando assim, mais fácil as resoluções de nossos problemas aqui com eles”, informou Sérgio Lopes.

O senador Sérgio Petecão disse que não se trata de priorizar o Acre, mas de ter um retrato da realidade de cada região do Estado, conhecendo suas dificuldades, especialmente nas cidades mais isoladas. “A vinda do FNDE tem uma simbologia muito grande “Menos Brasília, Mais Brasil”, isso pra mim é muito importante”, disse Petecão.

O deputado federal Alan Rick agradeceu ao ministro Milton e ao presidente do FNDE Marcelo Ponte por aceitarem o convite. “Agradeço ao ministro e ao presidente sempre muito solícitos, por atenderem ao meu convite para que esse apoio técnico fosse dado aos prefeitos dos 22 municípios. Vieram pessoalmente. Trouxeram suas equipes técnicas, o que demonstra o respeito do governo federal pelo Acre. Parabenizo a equipe da Amac pela excelente acolhida e atendimento aos nossos prefeitos”, destacou o deputado.

O prefeito de Porto Acre, Bené Damasceno, enalteceu a iniciativa do Ministério da Educação, sob a gestão de Milton Ribeiro. “É muito importante essa ilustre visita pra nós. A educação é a base de uma sociedade”, explicou.

Marcelo Lopes, presidente do FNDE, ponderou que o trabalho feito pelos técnicos do Governo Federal na Amac é o mesmo trabalho que seria feito em Brasília. “O FNDE vai fazer a parte dele junto ao ministério da Educação para chegarmos a um bom termo, em todas essas obras inacabadas”, enfatizou Marcelo Lopes.

O ministro da Educação Milton Ribeiro informou que a orientação do governo federal é no sentido de descentralizar as ações de apoio aos municípios, com foco no zelo de como utilizar bem o dinheiro público. Nesse sentido as obras inacabadas espalhadas pelos municípios brasileiros, recebem um olhar responsável da união, alinhada com as prefeituras. “Isso é uma vergonha pra todos, deixar a obra inacabada, gastar o recurso que foi dado no passado e deixar pro vento causando roubos nos materiais já gastos”, ressaltou Milton Ribeiro.

Tião Bocalom agradeceu ao ministro Milton Ribeiro e ao presidente do FNDE, Marcelo Lopes, pelo trabalho desenvolvido em favor dos municípios  acreanos. “Como presidente da Amac, fico muito feliz em receber em nossa sede um ministro da república, que é exatamente o que precisamos, fazer os maiores investimentos para ter uma sociedade mais justa, exatamente com a educação”,  concluiu Bocalom.