Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade realiza mutirão de limpeza em córregos de capital

Riachos e córregos recebem serviços de limpeza e desobstrução para evitar transbordamentos (foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI) tem realizado serviços de limpeza e desobstrução de córregos, valas e bocas de lobo que cortam vários bairros da capital acreana.

Os trabalhadores contam com trator e pá carregadeira. As máquinas facilitam o trabalho de limpeza, dando fluidez na água concentrada nos córregos.

Além dos riachos que cortam a cidade, o Parque Capitão Ciríaco também recebeu os serviços de limpeza geral onde foram feitos os trabalhos de varrição, capinagem, roçagem, retirada de lixo e entulhos e desimpedimento de um córrego que também fica no local.

Com a intensificação das chuvas e o crescimento dos níveis dos rios, igarapés e córregos, as equipes enfrentam dificuldades, por isso o chefe do Departamento de Zeladoria, Juscyhelison Tavares, destaca a importância da conscientização da população em não jogar qualquer tipo de resíduos nesses locais.

“A vegetação que cresce e o acúmulo de lixo acabam causando o transbordamento dos córregos e obstrução de bueiros impedindo que o fluxo da água ocorra normalmente, por isso é tão importante que a população não jogue lixo nesses locais. É preciso conscientização de todos!”.

Dentro do cronograma e com esforço do secretário Joabe Lira (SMCCI), e com a locação de máquinas, 86 córregos de Rio Branco devem receber duas vezes ao ano, esses serviços de limpeza geral. O chefe do Departamento de Zeladoria também reforça que “é preciso o apoio da população para manter limpos os córregos e mananciais da capital, para que estes não venham apresentar problemas às comunidades locais”.