Prefeito Tião Bocalom visita áreas alagadas no 6 de Agosto e inspeciona construção de módulos habitacionais no Parque de Exposições

Falcão explica ao prefeito todas as providências que estão sendo tomadas para amparar as famílias atingidas (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Com a intensificação das chuvas no período de inverno amazônico na cidade de Rio Branco, as águas do Rio Acre atingiram o nível de 13,75m, na medição de 9 horas da manha, e se aproximam da cota de transbordamento que é de 14 metros.

Preocupado com a situação, o prefeito Tião Bocalom visitou, na manhã desta terça-feira, 22, a Travessa Éder, no bairro 6 de Agosto, um dos primeiros pontos a ser afetado pelas águas.

O gestor estava acompanhado do coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Bombeiro Militar, Cláudio Falcão, da assessora técnica do gabinete, Suziane Rebouças, do assessor especial de articulação institucional, Helder Paiva, e do vice-líder do prefeito na Câmara, vereador Rutênio Sá. Depois o prefeito seguiu para o Parque de Exposições onde estão sendo preparados, de forma preventiva, os primeiros módulos habitacionais para abrigar as pessoas em caso de transbordamento do Rio Acre.

A prefeitura monitora sete famílias, em quatro bairros: 6 de Agosto, Habitasa, Ayrton Senna e Base. Uma delas foi removida para a casa de parentes com a poio da Defesa Civil. As demais famílias da região estão sendo monitoradas.

Prefeito verifica a disposição e tamanho dos módulos a serem levantados (Foto: Evandro Derze/Assecom)

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente coronel Bombeiro Militar, Cláudio Falcão, a Defesa Civil está em atenção máxima desde o último sábado, onde houve mais de três metros de aumento no nível do rio Acre aqui em Rio Branco, chegando muito próximo da taxa de transbordamento. “Estamos também monitorando os igarapés, pois pelo menos 3 encheram bastante e juntamente com esse monitoramento estamos indo ao parque preparando abrigos com todo o auxílio do prefeito e todas as secretarias municipais que nos apoiam nesse momento. Além do parque termos escolas que darão suporte. No momento já estamos com a preparação de 80 abrigos”, ressalta Falcão

No Parque de Exposições, onde a prefeitura prepara os módulos habitacionais o vereador Rutênio Sá, enfatizou o empenho pessoal do prefeito Tião Bocalom no sentido de assegurar o bem-estar das pessoas que moram em áreas alagadiças. “É importante a ação da prefeitura em se antecipar a uma provável alagação, juntamente com a Defesa Civil, e está de parabéns por se preocupar em minimizar o sofrimento de algumas famílias”, disse o vereador.

Segundo o prefeito Tião Bocalom, além dos abrigos no parque, a prefeitura já providenciou a adequação de cinco escolas públicas, cada uma com capacidade para abrigar 10 famílias, com segurança.

“Não queremos que as pessoas fiquem desalojadas, estamos trabalhando com a mobilização de todas as secretarias municipais para fazermos um trabalho igual ou melhor ao que ofertamos no ano passado. Nosso povo merece dignidade”, observou o prefeito.