Secretário de Agropecuária do município e agrônomo visitam lavouras de café em Acrelândia

Secretário Eracides Caetano visita fazenda de café, em Acrelândia (Foto: Assecom)

Nesta quarta-feira, 16, o secretário Municipal de Agropecuária (Seagro), Eracides Caetano, acompanhado do diretor de produção João Marcos e do engenheiro agrônomo da Seagro, Leônidas Assis, realizou uma visita na fazenda do cafeicultor Celso Caffer.

Natural de São Paulo, Celso Caffer, foi criado em Rondônia e hoje mora no Acre. Atualmente reside em Acrelândia há 16 anos. Além disso, Celso já possui 45 anos de trabalho na lavoura de café e mais 5 anos quando era criança acompanhando seu pai.

A visita teve como objetivo apresentar o viveiro e o plantio de café, para repassar as vivências e os conhecimentos do fazendeiro que já trabalha há 35 anos com a cultura, para capacitação dos profissionais de Rio Branco a fim melhorar a assistência com o produtor rio-branquense. O secretário também visitou, em Acrelândia, o plantio de café e de soja do fazendeiro Dr. Vagner.

O cafeicultor que se declara acreano de coração, revela sobre seu trabalho com o café. “Já tenho 16 anos morando no Acre e escolhi essa terra, porque ela tem condição de sobreviver, tem condição de produzir, como em qualquer outro lugar do Brasil, e aqui nós temos um clima favorável e as chuvas são favoráveis”, informou Celso.

O produtor declara que o trabalho com o café é uma experiência para a vida toda, que provêm a renda e o sustento de sua família. “É um trabalho muito árduo, mas que vale a pena. Não existe satisfação maior do que ver uma lavoura desse jeito. Essa lavoura aqui para os produtores de classe baixa, é acessível a todos e dá condição de sobreviver em uma área pequena”, explicou o cafeicultor.

Além do alto valor agregado ao café no mercado, a assistência técnica é importante para que o produtor possa continuar produzindo com todos os cuidados, mesmo com uma área pequena. Celso Caffer agradeceu o secretário e ao prefeito Tião Bocalom pelo incentivo aos produtores de Rio branco e desejou que seja um espelho para todo o estado.

O secretário Eracides Caetano acrescentou que a visita visa conhecer as práticas dos produtores de Acrelândia para repassar os conhecimentos aos produtores rurais de Rio Branco.

“Essa visita técnica é para atender os produtores de Rio Branco e oferecer a assistência adequada. Nós já acompanhamos esse produtor há 15 anos e ele trabalha muito bem com o café”, finaliza o secretário.