Prefeitura de Rio Branco apoia Oficina de Confecção de Arranjos Juninos no bairro Vila Ivonete

Comunidade da Vila Ivonete participa de Oficina de Confecção de Arranjos Juninos (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), prestou apoio institucional, mediante recursos do Fundo Municipal de Cultura, à Oficina de Confecção de Arranjos Juninos, realizada na noite do último sábado, 12, na Escola Djalma Teles Galdino, localizada no bairro Vila Ivonete.

O projeto durou o dia inteiro, das 8h às 17h, e contou apenas com 10 participantes, devido os cuidados necessários contra Covid-19. A proponente do projeto, Camila Araújo, destacou a importância da oficina para a comunidade. “A oportunidade das pessoas aprenderem algo novo e de futuramente, terem uma renda extra, através dos aprendizados da oficina, são pontos importantes desse trabalho. Os alunos não aprendem a fazer só os arranjos juninos, aprendem a fazer itens que podem ser revendidos”, destaca Camila.

Um dos alunos da oficina, Fabiano Souza, trabalha como trancista e é Rei da quadrilha junina Explode Coração há 3 anos. Fabiano conta o que achou do projeto oferecido pela Prefeitura. “Achei muito bom quando esse projeto que foi aprovado, pois dificilmente temos projetos sendo feitos aqui na parte alta, onde a junina se localiza. Atualmente sou cabeleireiro da junina, então estar por dentro dos arranjos que vão compor o cabelo das meninas é muito importante para já elaborar um penteado que vai combinar”, afirma.

O Coordenador do Dartes da FGB, Leandro Souza, faz parte do movimento junino há 14 anos e conhece bem o que foi apresentado na oficina. “Fico muito feliz que, através desse recurso do Fundo Municipal de Cultura, podemos estar trazendo para as pessoas e os grupos que ainda não tiveram acesso ao meio junino. É muito bom ver que vocês estão empenhados em estar levando o nome da comunidade e da junina de vocês para o rio-branquense conhecer. A Fundação está aberta para qualquer apoio que vocês precisarem em eventos, cursos e no que mais precisarem”, garante Leandro.