Vereadores de Rio Branco prestigiam lançamento do Plano Municipal “Rio Branco Mais Segura”

Samir Bestene: “Um projeto audacioso da Prefeitura de Rio Branco” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O programa tem o objetivo de agir e contribuir com o Estado no combate à criminalidade no município. O sistema inteligente de videomonitoramento vai ser implantado em locais estratégicos, ligado diretamente ao Centro Integrado de Comando e Controle de Operações da Segurança Pública Estadual, acompanhando, em tempo real, a movimentação de veículos e transeunte e identificando envolvidos em práticas criminosas.

Vários vereadores participaram, na manhã desta segunda-feira, 14, do lançamento do programa “Rio Branco Mais Segura” e manifestaram satisfação em apoiar a prefeitura e participar desse momento histórico para a segurança na cidade.

O vereador Raimundo Castro, líder do prefeito na Câmara, é um dos entusiastas. Ele parabenizou o prefeito pela iniciativa pioneira e ressaltou que o programa vai ser muito importante na prevenção e combate a violência. “É um sistema inteligente, junto com o material humano, que vai ficar no CIOSP, fazendo a vigilância. Quero parabenizar o prefeito Tião Bocalom, que foi um dos únicos prefeitos que investiu na segurança”, ressaltou Castro.

O vereador Ismael Machado disse estar feliz pela Câmara Municipal ter apoiado um projeto tão importante e que vai contribuir muito para todo o município. “Os vereadores têm a participação por entender que além do acompanhamento em tempo real, é um projeto que visa a inibição da violência. Um projeto preventivo, e isso quem ganha é a população”, frisou Ismael.

Rutênio Sá contou que, nos últimos anos, o índice de criminalidade na região central da capital acreana é alarmante e com o sistema de videomonitoramento a marginalidade vai diminuir. “Esse projeto, parceria do Governo do Estado e Prefeitura, é de suma importância para que a gente possa prevenir essa criminalidade que ocorre nessas regiões da nossa cidade”, disse Rutênio Sá.

Joaquim Florêncio parabenizou o prefeito Tião Bocalom pela atitude honrosa. “Hoje podemos ter tudo, mas se não temos segurança, não temos nada. Quero parabenizar o prefeito por essa atitude e quem vai ganhar com isso é a população de Rio Branco”, parabenizou Joaquim Florêncio.

O vereador Fabio Araújo destacou que o programa é uma inovação importante para a capital acreana. “Cada vez mais vai dar segurança para a nossa população, trazendo melhorias para o comerciante, para a população em geral e vai também trazer turismo para a nossa cidade”, destacou Fábio Araujo.

O parlamentar Samir Bestene disse que a cidade vive em constante sensação de insegurança e parabenizou o prefeito pelo projeto. “Um projeto audacioso da Prefeitura de Rio Branco. É de extrema importância para o comércio, empresário e cidadão de bem”, disse Samir Bestene.

Lene Petecão destacou que Tião Bocalom sempre defendeu uma cidade modelo que possa ter mais segurança e que o projeto vai contribuir com toda a população rio-branquense. “Os vereadores estão aqui, no dia de hoje, pois todos os dias a gente levanta essa bandeira de como a nossa cidade, pequena e pacata, tem um índice tão alto de marginalidade e facções. Certamente é um projeto que vai ajudar os munícipes de Rio Branco”, destacou Lene Petecão.

O vereador Francisco Piaba enfatizou que o Centro da cidade tem grande movimentação de pessoas e, com o sistema de videomonitoramento, vai melhorar muito a segurança dos locais públicos. “O centro da cidade está muito perigoso, tem grande movimentação de pessoas e com esse projeto a cidade vai melhorar muito”, enfatizou Piaba.

O presidente da Câmara de Rio Branco, N. Lima, frisou que o projeto pioneiro vai contribuir ainda mais com a segurança da capital. “É um momento ímpar na nossa segurança, envolvendo o Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Um sistema que há muito tempo já deveria ter sido implantado. É um projeto arrojado da prefeitura por que acredita e participa do momento difícil que estamos passamos na segurança pública. Vai dar certo, já deu certo e estamos aí para ajudar cada vez mais a nossa população”, frisou N. Lima.