Prefeitura de Rio Branco garante frota emergencial e fortalece o transporte coletivo na capital

Ônibus seminovos, em bom estado de conservação (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Com ônibus limpo, cumprindo horários e com a mesma tarifa, a Prefeitura de Rio Branco assegurou os serviços de transporte coletivo de passageiros urbano e rural à população rio-branquense. Neste domingo, 13, a Ricco Transporte e Turismo Ltda assumiu, em caráter emergencial, 63% dos serviços na capital.

No primeiro e segundo distritos de Rio Branco, 31 linhas de ônibus passaram a ser atendidas pela nova empresa, inclusive linhas como a do bairro Taquari, que tinha sido abandonada pela concessionária Auto Viação Floresta.

Por volta das 4h55 de domingo o usuário Cleberson Guimarães de Souza, funcionário de uma rede de supermercados, loja do bairro Amapá, chegou ao ponto de ônibus do bairro Manoel Julião. Conforme foi prometido pela Prefeitura, às 5h, o coletivo chegou de forma pontual.

Acompanhamos o trajeto do passageiro “01”, da linha, até o terminal urbano. Cleberson comentou que devido a inconstância do serviço teve que caminhar por mais de três horas do Manoel Julião, até o local de trabalho. Além da cansativa caminhada, o trabalhador disse que, arriscava a própria vida para se manter no emprego.

“Hoje, mesmo sendo um domingo, o ônibus chegou exatamente na hora. O carro é muito melhor que o outro que usávamos. Minha gratidão ao prefeito que está corrigindo essa falha com o cidadão”, destacou Cleberson.

“Os carros parecem muito bons, eu me senti confortável e estou satisfeito e agradecido porque alguém olhou para nós”, disse Andrius do Nascimento, passageiro da linha da Liberdade.

Emprego garantido
Os funcionários da empresa Auto Viação Floresta, por solicitação do prefeito Bocalom, tiveram prioridade na contratação. A Ricco contratou motoristas, mecânicos, borracheiros, eletricistas, funileiros, moleiros e auxiliar de limpeza.

Com mais de 20 anos de experiência o motorista Jorge Luiz, comemorou sua primeira viagem do dia, para atender as comunidades do entorno do bairro Liberdade. “É o começo de um novo ciclo para todos, funcionários e população”, ponderou.

A RBTrans acompanhou a saída dos ônibus, checando com critério, cada um dos veículos para garantir o serviço com eficiência e qualidade. A nova empresa irá operar com 43 ônibus e com carro de apoio, além de 17 carros sobressalentes, todos equipados, conforme determina a legislação vigente.

De acordo com Randerson Braña, interventor do sistema, a frota, apesar de não ser 0km, está dentro dos padrões exigidos para nossa cidade. “É uma frota limpa, saindo no horário, passando nas paradas no horário certo, conforme manda a lei. Tudo está sendo vistoriado da melhor forma possível”, observou Braña.

O interventor ressaltou ainda que a Prefeitura trabalha para garantir à população mais conforto. “O Município quer um sistema mais eficiente e seguro para os moradores e turistas que visitam Rio Branco”, finalizou.