Seagro e Defesa Civil Municipal realizam orientações de segurança a ribeirinhos para limpeza dos rios da região

 

Prefeitura proporciona treinamento a ribeirinhos do Riozinho do Rola e do igarapé Espalha (Foto: Assecom)

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro), recebeu nesta terça-feira, 8 de fevereiro, representantes dos ribeirinhos, para realizar orientações de segurança na remoção de árvores que sofreram ações das chuvas e ficaram à beira dos rios.

Os ribeirinhos do Riozinho do Rola e do igarapé Espalha foram orientados pelo coronel Cassiano, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, sobre formas de proteção na hora da limpeza de troncos e árvores às margens dos rios, em consequência das cheias da Amazônia em janeiro e fevereiro.

“É preocupante porque geralmente os ribeirinhos não fazem essa limpeza a beira dos rios, dos igarapés, mas eles estão passando por dificuldades com o transporte dos materiais deles, das frutas. E nós vamos estar ajudando e dando orientações sobre a importância do uso do colete, do manuseio correto da motosserra e de como cortar as árvores.”.

Um dos representantes dos ribeirinhos, o pastor Reginaldo, da Boca do Espalha, agradeceu pela preocupação da Prefeitura e de todos os envolvidos.

“Estamos felizes com o teor da reunião, não só na questão da locomoção dos ribeirinhos, mas também na preocupação dessa formação, para que possamos ter uma boa integridade física, preservando a nossa vida. Nós agradecemos pelo cuidado e o apoio da equipe”.

O secretário da Seagro, Eracides Caetano, falou da importância desse treinamento. “Esses ribeirinhos vivem há muitos anos nas beiras dos rios. Eles já têm um conhecimento muito grande, mas precisam de orientações para mexer com motor, com a madeira e a gente tem essa preocupação para evitar acidentes”, enfatizou.

A Seagro irá disponibilizar todos os materiais necessários para realização da limpeza, como os motosserras, as correias e as cordas, para que possam manter limpas às margens em que eles vivem e para o escoamento dos seus produtos.

“Essa é mais uma preocupação do prefeito, porque ele sabe que essas pessoas tem dois tipos de locomoção no inverno e no verão, por água e por terra. Então a gente tem esse compromisso com eles de fazer a limpeza dos rios, com segurança e dando toda essa estrutura”, finaliza o secretário.