Prefeito Tião Bocalom se reúne com Ministério Público e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente apresenta avanços e desafios para 2022 (Foto: Evandro Derze/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, junto a Secretária Municipal de Planejamento (Seplan), Neiva Tessinari, representando a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), Marfisa Galvão, estiveram reunidos, na tarde desta terça-feira, 8, com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sarah Farhat e os promotores de justiça do Ministério Público do Acre (MPAC), Francisco Maia e Vanessa de Macêdo Muniz.

Na ocasião, também estiveram presentes o Secretário Municipal da Casa Civil, Valtim José e o Coordenador de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais do Gabinete do Prefeito, Jorge Bezerra.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sarah Farhat, foi uma reunião de nivelamento e conhecimento das ações realizadas pelo Conselho no ano de 2021 e que continuarão em 2022. “Viemos apresentar os avanços e os desafios. Avanços que tivemos em 2021 e os desafios para 2022. Temos as conferências municipais, o selo Unicef, Prefeito Amigo da Criança e isso tudo contribui para as crianças e os adolescentes do nosso município. Foi uma reunião de conhecimento das ações que o Conselho de Direito vem fazendo e continuará fazendo neste ano”, disse a presidente.

A promotora do Ministério Público do Acre, Vanessa de Macêdo Muniz, ressaltou a importância da união das instituições em prol das crianças e dos adolescentes. “É importante os conselhos estarem juntos na administração fortalecendo o Conselho de Direito. É ele quem tem a possibilidade de ver mais de perto, por ter tanto representante do governo como também da sociedade civil, nas demandas relacionadas a criança e ao adolescente”, ressaltou a promotora.

A Secretária Municipal de Planejamento, Neiva Tessinari, frisou que a reunião foi extremamente produtiva e a gestão está de portas abertas para desenvolver e colocar em prática as políticas voltada às crianças e aos adolescentes.

“É muito importante frisar que todos os atores estão nivelados no entendimento e no encaminhamento para realização do fórum. Todas as políticas no âmbito da Prefeitura Municipal que envolvem ações voltadas para a criança e o adolescente são acompanhadas também pela Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAG), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh) e com os conselhos, todos nivelados, com o Ministério Público”, frisou a secretária.