Prefeito recebe diretores da empresa francesa que passa a administrar os aeroportos do Acre

Empresários da Vinci visitam prefeito Tião Bocalom (Foto: Evandro Derze/ Dircom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, e o secretário de Finanças e de Infraestrutura de Rio Branco, Cid Ferreira, receberam nesta quarta-feira, 26, a diretora-presidente da empresa francesa Vinci, Karen Estrougo, e alguns assessores.

A diretora-presidente veio se apresentar ao prefeito e falar um pouco do grupo empresarial francês, que iniciou seus trabalhos no Brasil há alguns anos, em salvador na Bahia, e já se tornou modelo em gestão sustentável. O grupo Vinci opera cinquenta aeroportos em doze países da Europa, Ásia e América e também emprega cerca de quinhentas pessoas.

A empresa, que tem como meta zero a emissão de gazes e efeito estufa em sua rede até 2050, anunciou que pretende lançar um plano de ação ambiental na Amazônia, principalmente, com a construção de uma planta de energia solar e um programa de poços de carbono florestal para capturar as emissões residuais de CO2 dos aeroportos. A chegada da Vinci no Acre é uma continuidade do sistema de privatização do sistema aeroportuário do Brasil.

“Estou muito contente por estar aqui e de conhecer todas as entidades públicas, nos conectar e apresentar a companhia para mostrar que a nossa gestão é uma gestão transparente, é colaborativa, onde a gente traz todas as pessoas da comunidade portuária, da comunidade local, a fim de conhecer os nossos planos e ir junto com a gente nesse projeto que busca contribuir para o crescimento da cidade e na conexão das pessoas”, disse a diretora-presidente.

O prefeito Tião Bocalom deu as boas vindas aos diretores da empresa e fez questão de falar dos seus projetos que visam o desenvolvimento de Rio Branco com vista ao desenvolvimento sustentável e em prol das famílias, também destacou que é muito bom receber uma empresa do porte da Vinci.

Segundo o prefeito, as políticas e os modelos apresentados são para melhorar a qualidade de vida da população. A busca de investimentos é importante pois atraem outros e, com isso, o poder público cria o ambiente seguro para as pessoas, e para que novos investidores venham para o Acre. O prefeito espera que a mesma politica de gestão implantada em Salvador, que foca no desenvolvimento sustentável, seja implantada em Rio branco.

“Nós precisamos de um aeroporto que seja bem administrado, nós já temos um aeroporto bonito, acolhedor, mas a gestão é muito importante, e ela vem nos trazer um modelo de gestão, parecido com o modelo que já está em execução no aeroporto de Salvador, considerado hoje, a melhor gestão de desenvolvimento sustentável de aeroportos do Brasil”, finaliza o prefeito.