Em dois dias, prefeitura realiza mais de 2.500 testes rápidos da covid-19 em drive-thru na Arena da Floresta

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou, na quinta-feira, 20 e sexta-feira, 21, um drive-thru de testes rápidos da covid-19 na Arena da Floresta, localizada no Segundo Distrito da capital.

O objetivo da ação foi desafogar as Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) Claudia Vitorino, localizada na entrada do Bairro Taquari, e Maria Barroso, localizada na região da Baixada da Sobral, que estão sobrecarregadas devido à alta demanda de atendimento de casos de Síndrome Gripal e covid-19.

No drive-thru, além dos testes da covid-19, foram realizados atendimentos médicos e dispensação de medicamentos. Nesses dois dias de testagem, foram realizados mais de 2.500 testes rápidos da covid-19. Desses, 1.300 deram positivo para o Coronavírus.

A Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, orienta para que as pessoas que testaram positivo, permaneçam em isolamento para evitar a disseminação do vírus. “Que fiquem em isolamento por que essa variante tem uma transmissão muito rápida. Você que positivou precisa ficar em isolamento pelo menos 7 dias, para que possa evitar a transmissão para outras pessoas”, orientou a secretária.

A ação da Arena da Floresta vai retornar na próxima segunda-feira, 24, e, a previsão é que permaneça até quarta-feira, 26, dependendo do estoque de testes rápidos disponíveis. “Propomos uma semana a testagem na Arena da Floresta. Isso se os testes não acabarem. Há uma grande possibilidade de não conseguirmos fazer mais testagem devido a quantidade de testes. Por isso que a gente estava pedindo o tempo todo a compreensão da população, para que só fosse fazer a testagem quem tivesse realmente com sintomas. Mas infelizmente, muitas pessoas que procuraram não precisavam ser testadas e acabaram fazendo o teste. Nós vamos testar até a quantidade de testes acabar”, ressaltou a secretária.