Ministério da Saúde e Prefeitura de Rio Branco realizam testagem e vacinação contra a covid-19 na capital acreana

Parceria entre MS e prefeitura incentiva população a fazer teste e tomar a vacina contra a covid-19 (Foto: Dircom)

Para estimular a população rio-branquense a completar o ciclo vacinal contra a covid-19, o Ministério da Saúde (MS) e a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizaram, neste sábado, 22, na Policlínica Barral y Barral, no bairro Estação Experimental, uma ação de testagem e vacinação contra a covid-19 na capital acreana.

Na ação, estiveram presentes o Secretário de Saúde Indígena/MS substituto, Rodrigo Santana, o Prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, a vice-prefeita, Marfisa Galvão, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Andrade, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Socorro Martins, a Secretária Estadual de Saúde, Paula Mariano, a Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Acre, Keyla Maziero, o presidente do Conselho de Secretarias de Saúde do Acre (Cosem), Vitor Martineli, o diretor da policlínica Barral y Barra, Jorge Pimenta, o vereador Fábio Araújo, e demais autoridades do estado.

A autônoma Fabrícia Costa levou a filha Evelin e a colega Vitória, ambas de 11 anos, para fazer o teste da covid-19 na policlínica. Segundo Fabrícia, o atendimento foi excelente e a saúde do município melhorou muito na gestão do prefeito Tião Bocalom. “Eu acredito que melhorou bastante a saúde do município. As vezes as pessoas criticam muito e não veem as ações que são realizadas. Me atenderam rápido, atenderam as crianças, já pegamos a medicação e vamos para casa. A tendência é só melhorar com o nosso prefeito Tião Bocalom, temos que dar valor para ele, ele está à frente da prefeitura agora e temos que apoiar e não  criticar”, disse a autônoma.

Estados da região Norte participaram da ação para estimular as pessoas a buscar vacina (Foto: Dircom)

A força-tarefa ocorreu nos sete estados do Norte e contou com o apoio dos gestores locais. O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou do ato em Manaus (AM), enquanto os secretários nacionais estavam, simultaneamente, em Belém, (PA), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e em Rio Branco (AC).

Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) já distribuiu mais de 30 milhões de doses destinadas ao Norte, sendo 1,4 milhões para o Acre. A Pasta também monitora e acompanha de perto a situação dos pacientes que precisam de intervenção médico-hospitalar para o tratamento da doença.

O Secretário de Saúde Indígena/MS substituto, Rodrigo Santana, representando o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ressaltou que é muito importante a parceria do Governo Federal com a Prefeitura de Rio Branco e o Estado do Acre. “É fundamental essa parceria. O Estado do Acre e a Prefeitura de Rio Branco estão de parabéns. Nós tivemos a presença de várias autoridades e adesão em massa da população aqui no Barral y Barral. É muito importante, mostra a força do nosso Sistema Único de Saúde (SUS), em que o SUS é feito tripartite, com a participação de todos. O Acre mostrou essa força, mostrou esse comprometimento, e só quem ganha é a população aqui do Estado”, ressaltou o secretário.

Prefeito Tião Bocalom aproveitou a oportunidade para solicitar mais testes (Foto: Dircom)

O Prefeito Tião Bocalom aproveitou a solenidade para pedir ajuda do Ministério da Saúde (MS), para que envie mais testes rápidos da covid-19. Segundo o Prefeito, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, atendeu ao pedido e vai enviar mais testes para o município de Rio Branco.

“Nós em Rio Branco, quando começamos a testagem, há cinco dias, tínhamos 30 mil testes e agora, infelizmente, estamos apenas com 20 mil testes. Não vai dar mais do que cinco dias. Nós fizemos um apelo ao Ministro para que ele imediatamente mande os testes rápidos para a Prefeitura de Rio Branco. O Ministro atendeu ao nosso pedido e, segundo ele, estará mandando os testes para a capital”, ressaltou Bocalom.

O prefeito Bocalom também frisou a importância da população rio-branquense se imunizar contra a covid-19.

“Por favor, você que não se vacinou ainda, venha se vacinar. Procure uma Unidade de Saúde da Prefeitura de Rio Branco e se vacine. Essa variante ômicron é violenta demais. Graças a Deus as pessoas que se vacinaram não têm complicações. Estamos tendo casos graves em quem não se vacinou. Por isso é importante a vacina, venha se vacinar”, frisou o prefeito.